No mundo atual, a percepção das dificuldades não pode mais se dissociar do remanejamento dos quadros funcionais.
Pensando mais a longo prazo, a percepção das dificuldades possibilita uma melhor visão global dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

pensamento do dia

Assim mesmo, a complexidade dos estudos efetuados ainda não demonstrou convincentemente que vai participar na mudança dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

Municípios estão sendo fiscalizados pelo TCE-CE pelos gastos com festas carnavalescas de 2025

Spread the love

O Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE) vai acompanhar os processos de licitação e contratação relacionados às festividades do Carnaval 2025. A informação consta no Ofício Circular nº 3/2025, publicado dia 24/1, no Diário Oficial Eletrônico do TCE Ceará. O objetivo é estimular a transparência, verificando a observância das disposições legais, nos municípios cearenses.

Um Grupo de Trabalho foi instituído pela presidência do TCE/CE para acompanhar os processos. Além disso, o Tribunal de Contas disponibiliza orientações aos gestores e responsáveis, por meio do Portal do Carnaval Transparente 2025, e da Cartilha “Carnaval Transparente 2025”.

No Portal do Carnaval Transparente 2025 é possível encontrar informações referentes às contratações e procedimentos licitatórios relacionados às festividades do Carnaval nos municípios cearenses, com foco na transparência e no controle social. O município de Aquiraz está no topo do ranking entre 11 cidades com gastos chegando a R$ 3,5 milhões. Solonópole é a última com gastos, até o momento de R$ 105 mil.

Confira listagem com as despesas de algumas cidades cearenses:

Com o objetivo de orientar os gestores públicos municipais sobre exigências legais e boas práticas sobre as despesas realizadas em períodos festivos, também tem a cartilha “Carnaval Transparente 2025”.

O material, elaborado pela Secretaria de Controle Externo (Secex) do TCE Ceará, informa as irregularidades mais comuns nas contratações envolvendo períodos festivos, apresentando recomendações para evitar tais situações.

De acordo com a publicação, as festividades municipais, como as realizadas no período de Carnaval, representam momentos importantes para a promoção cultural e o fortalecimento das tradições locais. Contudo, a realização desses eventos exige planejamento e organização para assegurar que os recursos públicos sejam utilizados de forma eficiente e transparente.

Com informações do TCE

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *