Conselho do Idoso: audiência pública potencializa apresentação de projetos

Spread the love

Organizações da sociedade civil atenderam ao chamado feito pelo Conselho Municipal do Idoso de Vitória (Comid) para participar da audiência pública onde foi apresentado o Edital de Chamamento Público Nº 001/2024 do Conselho, para que as entidades pudessem apresentar projetos para captação de recursos a serem investidos na promoção da saúde, bem-estar, autonomia e acesso a direitos da pessoa idosa.

Durante a audiência, as Organizações tiveram a oportunidade de obter informações adicionais e entender melhor as diretrizes e critérios estabelecidos no Edital. Na ocasião, a representante do Asilo dos Idosos, Nirelza Dias, disse que o momento foi importante para que pudesse se aprofundar nas exigências para a entidade apresentar projetos, concorrer e, “quem sabe ser uma das organizações contempladas, como já aconteceu em 2021”, contou Nirelza.

Para a assistente social representante da Alef Bet, Eliane Ferreira, ao participar da audiência ela tem a possibilidade de tirar todas as dúvidas e apresentar os projetos que atendam os requisitos do Edital e beneficiem os idosos atendidos pela entidade. Eliane revelou que a Alef Bet já tem três projetos prontos para serem apresentados. “Temos a expectativa de sermos contemplados. Esta seria a primeira vez”, contou ela. A Alef Bet atende 110 idosos da região administrativa do município do Centro.

A secretária executiva do Comid, Elaine Alvarenga, salienta que a audiência pública permitiu dar ainda mais transparência ao processo e destacar a importância da elaboração de projetos de acordo com as linhas de ação de interesse público estabelecidas no Edital. “Essa qualificação contribui para uma seleção mais precisa e assertiva, priorizando projetos voltados à promoção, proteção e defesa dos direitos da pessoa idosa no município de Vitória,” reforçou ela.

Para o presidente do Comid, Marcelo Amorim, as audiências são um importante instrumento de transparência para a gestão pública, favorecendo também a participação e o controle social, uma vez que a sociedade pode contribuir para o aperfeiçoamento dos próximos editais a serem publicados.

A secretária de Assistência Social de Vitória, Cintya Schulz, fez questão de enfatizar a realização da audiência pública como contribuição pública sobre questões fundamentais e essenciais para garantia de direitos e atendimento à população, neste caso, os idosos. “As audiências são necessárias para que as ações sejam executadas de acordo com as expectativas e necessidades da pessoa idosa”, defendeu Cintya.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *