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O Tribunal de Contas do Estado do Ceará está acompanhando os processos de licitação e contratação relacionados às festividades do Carnaval de 2025 nos 184 municípios cearenses. Até esta sexta-feira (31), dezoito cidades já foram visitadas pelo Tribunal. O objetivo é estimular a transparência, verificando a observância das disposições legais, nos municípios cearenses.
Com a tabela atualizada, quem está em primeiro lugar no ranking, é o município de Amontada, com gastos somente de estrutura que chegam aos R$ 5,4 milhões. Em segundo lugar está a cidade de São Gonçalo do Amarante com gastos que ultrapassam os R$ 4,8 milhões
Na quarta-feira (29) publicamos a relação de fiscalização do Tribunal em 11 cidades. O município de Aquiraz estava no topo do ranking entre os locais registrados naquela data. Os gastos na cidade aumentaram cerca de R$ 300 mil em apenas dois dias. Hoje, a cidade fica na terceira colocação da tabela, com o montante passando dos R$ 3,8 milhões.
O município de Ocara é o que tem menor gasto registrado, até o momento R$ 59 mil. Das cidades fiscalizadas, Coreaú e Fortim não tiveram valores contabilizados.
Confira a tabela com os gastos de 18 municípios averiguados pelo TCE-CE:
Um Grupo de Trabalho foi instituído para acompanhar esses processos. Além disso, o Tribunal de Contas do Ceará disponibiliza orientações aos gestores e responsáveis, por meio do Portal do Carnaval Transparente 2025, e da Cartilha “Carnaval Transparente 2025”.
No Portal do Carnaval Transparente 2025 é possível encontrar informações referentes às contratações e procedimentos licitatórios relacionados às festividades do Carnaval nos municípios cearenses, com foco na transparência e no controle social.
Com o objetivo de orientar os gestores públicos municipais sobre exigências legais e boas práticas sobre as despesas realizadas em períodos festivos, também foi lançada a cartilha “Carnaval Transparente 2025”.
Com informações do TCE-CE