CONFIRA ESSAS EMPRESAS
SEGURO PARA MOTORISTA DE APP
COMECE HOJE MESMO
CLASSIFICADOS
ABRIR O CATÁLOGO DE MÁQUINAS
TUDO SOBRE SEGURO DE VIDAS
ALUGUEL TEMPORADA GUARAPARI PRAIA DO MORRO ES
O IMÓVEL É UMA COBERTURA NA PRAIA DO MORRO ES LINK A BAIXO VALOR DA DIÁRIA 500R$
NÚMERO DE DIÁRIAS MINIMO 3
QUERO SABER + / CONTATO DO IMÓVEL
QUERO SABER SOBRE O CAVALO COMO COMPRAR
O melhor da web
GANHE DINHEIRO NO AIRBNB
DRA LARISSA
CONFIRA O CANAL
CONFERIR PERFIL NO LinkedIn
![](https://espiritosanto-es.com.br/wp-content/uploads/2024/03/geobnk.jpg)
CONFERIR
Duc in Altum, um chamado à renovação cristã no novo milênio
No início do novo Milênio, quando humanamente pareciam extremamente limitadas suas condições de saúde, o Papa São João Paulo II surpreendeu positivamente a Igreja e o Mundo, com a Exortação Apostólica “Novo Millenio Ineunte”, incentivando novos passos para a vida cristã. Assim dizia São João Paulo II na abertura do documento: “Ressoam, hoje, na Igreja, as palavras com que um dia Jesus convidou o Apóstolo a fazer-se ao largo para a pesca: Duc in altum – “Avança para águas mais profundas, e ali lançai vossas redes para a pesca” (Lc 5,4).
![Águas mais profundas, o chamado de todo cristão](https://img.cancaonova.com/cnimages/canais/uploads/sites/6/2025/02/formacao_1920x1080_2195381374-600x338.jpg)
Crédito: Anthony Middonte / GettyImages
Pedro e os primeiros companheiros confiaram na palavra de Cristo e lançaram as redes. ‘Assim fizeram e apanharam uma grande quantidade de peixes’ (Lc 5,6). Duc in altum! Águas mais profundas! Essas palavras ressoam hoje aos nossos ouvidos, convidando-nos a lembrar com gratidão o passado, a viver com paixão o presente, abrir-se com confiança ao futuro. Pois Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e sempre (Hb 13, 8)”
Jubileu 2025: esperança e evangelização em águas mais profundas
Neste Jubileu de 2025, como Peregrinos de Esperança, não nos é possível ficar estagnados diante de todas as realidades provocantes de qualquer tempo, inclusive os nossos dias! Desejamos ouvir de novo a palavra de Jesus, com a ajuda da Liturgia do Quarto Domingo Comum, convidando-nos a buscar águas mais profundas, identificando tarefas e horizontes novos a serem alcançados com afinco, pois Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e sempre!
O largo horizonte que se abre, como meta desafiadora oferecida à Igreja, e aqui pensamos na Igreja de Belém, é a Evangelização. Existimos como Igreja para evangelizar, levar a Boa Nova de Jesus Cristo a todos os recantos e a todas as pessoas, sejam quais forem as condições em que se encontrem. Todos têm direito a receber o anúncio de Jesus Cristo Salvador e Redentor. Temos o dever de envolver a todas as Comunidades de Igreja neste impulso evangelizador, sem deixar ninguém de fora.
E da parte de quem já está consciente de sua vida cristã, que esta seja fortalecida em todos os sentidos, para que já seja evangelizadora, em todas as suas expressões, começando pelo testemunho pessoal. Para tanto, podemos primeiro olhar para quem está mais distante, como aqueles que olham para o mar aberto e veem o Céu se encontrar com a Terra. É que desejamos favorecer este encontro entre nosso Deus, a Igreja e todas as pessoas amadas por Deus!
Evangelização sem fronteiras, das periferias aos afastados
Nosso olhar e nossas iniciativas pensem primeiro e saibam agir pelas periferias geográficas, sociais e existenciais. Os mais pobres e abandonados se sintam incluídos em nossa ação evangelizadora! E tem sido esta nossa linha de ação, especialmente com a criação de Áreas Missionárias e a implantação de novas Paróquias! Entretanto, desejamos olhar para um público, digamos, diferenciado! Trata-se das pessoas distantes ou indiferentes, algumas afastadas por culpa própria ou de alguém, mas que se distanciaram da Igreja e do anúncio do Evangelho.
Leia mais:
.: O trabalho pastoral no Jubileu da Esperança de 2025
.: Jubileu da Esperança, o caminho para uma nova realidade
.: Na tua palavra, lançarei as redes
.: Deus alimenta nossa vida por meio da esperança
É bom incluir em nossa ação pastoral e evangelizadora uma porcentagem muito significativa da população que não frequenta nossas Paróquias ou Comunidades, mas são pessoas igualmente amadas por Deus! A elas queremos chegar, de forma especial, pela oração, pelo testemunho de serviço, pelo diálogo respeitoso diante de seus questionamentos, tudo isso fecundado pela capacidade de escuta, com a qual nos fazemos um com todos, sem exceção!
Juventude em missão, o futuro da Igreja se constrói agora
E contamos de forma especial, para chegar a todos, com as promessas de futuro para nossa Igreja. Trata-se de investir decididamente na juventude, e temos uma força juvenil crescente, com disposição para um impulso missionário. E aqui, a partir da Coordenação Arquidiocesana da Pastoral Juvenil, desejamos fortalecer estruturas físicas e pastorais suficientes. Nossa Arquidiocese é pioneira na implantação do Centro Juvenil Arquidiocesano, um projeto que pede a participação e envolvimento de todas as forças pastorais de nossa Igreja. Daí, nasça um apelo a que todas as Paróquias e Comunidades tenham organizada a sua Pastoral Juvenil, nas várias formas hoje existentes.
Todas as Paróquias, sem exceção, empenhem-se nesta direção! Se olhamos para o futuro, nasceu em nossa Igreja uma proposta que desejamos ver assumida em todas as instâncias. Se são frágeis as estruturas familiares em nosso tempo, desejamos, propomos e de verdade insistimos para que se organize nas Paróquias uma “Pastoral Vocacional para o Matrimônio”. Seus agentes podem ser a Pastoral Familiar, o Encontro de Casais com Cristo e outros Movimentos ou Serviços que trabalham pelas Famílias, os Encontros preparatórios ao Casamento, além do empenho em vista de celebrações adequadas do Sacramento do Matrimônio e também dos chamados Casamentos Comunitários, a serem sempre celebrados de acordo com as normas da Igreja.
Da família à paróquia, fortalecendo a catequese e a iniciação cristã
A partir da família, desejamos ainda abrir o horizonte da Catequese de acordo com o modelo da Iniciação à Vida Cristã, em positiva e progressiva implantação em nossa Igreja, com as etapas que configuram os passos dados no Catecumenato. Cada Paróquia e cada Comunidade se empenhe, de forma decidida e prioritária, na ação catequética!
E alargando o olhar para o mar aberto de nosso tempo, um desafio é a participação na construção da sociedade. Levantamos três pontos apenas, dentre tantos a serem identificados posteriormente. O primeiro deles é a participação dos cristãos leigos na política, pois ainda não encontramos o método adequado, pedindo agora que o Espírito Santo nos inspire.
Depois, a violência crescente e a insegurança urbana, que exige diálogo, compromisso das autoridades e da população, assim como o empenho no testemunho da caridade. Enfim, em novembro, Belém será sede da COP 30, um evento mundial com desejadas consequências positivas quanto ao clima e ao meio ambiente, para o qual a Igreja Católica se prepara e deseja dar a sua contribuição, diante da sociedade pluralista em que nos encontramos.
Dom Alberto Taveira Corrêa
Arcebispo Metropolitano de Belém do Pará
O post Águas mais profundas, o chamado de todo cristão apareceu primeiro em Formação.