No mundo atual, a percepção das dificuldades não pode mais se dissociar do remanejamento dos quadros funcionais.
Pensando mais a longo prazo, a percepção das dificuldades possibilita uma melhor visão global dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

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Assim mesmo, a complexidade dos estudos efetuados ainda não demonstrou convincentemente que vai participar na mudança dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

ConectaGente: a gestão de pessoas em rede no governo federal

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Potencializar a atuação da gestão de pessoas no governo federal para mais de 1.300.000 servidores, aposentados e pensionistas é um desafio permanente da administração pública. Uma das formas de se fazer isso consiste em construir e alimentar redes digitais e interações presenciais, envolvendo profissionais das áreas de gestão de pessoas lotados nos cerca de 200 órgãos da administração federal, de modo que ambientes sãos, seguros, saudáveis e sustentáveis possam ser a regra e não a exceção do cotidiano laboral dessas pessoas e dos servidores e demais colaboradores sob sua orientação.

É com este propósito que se idealizou o ConectaGente em 2019, por iniciativa de servidoras da Secretaria de Gestão de Pessoas, um instrumento de gestão em rede que visa à integração, comunicação, relacionamento e conexão entre o Órgão Central do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal (SIPEC) e seus correspondentes Órgãos Setoriais e Seccionais.

O ConectaGente tem como potencial transformar a cultura de gestão de pessoas, valorizando o profissional que cuida dos servidores e servidoras por meio de uma gestão humanizada, orientada a entregar mais e melhores serviços aos cidadãos e cidadãs do país. Tendo como valores a empatia, a inovação e a gestão colaborativa, o ConectaGente buscar dar materialidade a essa abordagem, contribuindo para uma administração pública mais eficaz e alinhada com as necessidades da sociedade.

Para conhecer a magnitude deste trabalho, é importante uma breve explicação do que é o SIPEC desde sua constituição. O SIPEC é um sistema estruturante que engloba todas as unidades de gestão de pessoas da Administração Pública Federal Direta, Autárquica e Fundacional (Decreto 67.326/1970).

Para que este sistema funcione de maneira eficaz foi criada uma estrutura hierárquica definida pelo Decreto 93.215/1986, composta por: i) Órgão Central: Secretarias de Gestão de Pessoas e de Relações de Trabalho do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos; ii) Órgãos Setoriais: unidades titulares de gestão de pessoas nos Ministérios, Agências Reguladoras e demais órgãos definidos em lei; iii) Orgãos Seccionais: unidades de Gestão de Pessoas dos órgãos vinculados aos setoriais; e iv) Órgãos Correlatos: unidades administrativas que exercem atividades relacionadas ao SIPEC em órgãos ou entidades mesmo sem serem nem órgão setorial nem seccional.

Tudo somado, estima-se que a Rede SIPEC envolva mais de 20.000 servidoras e servidores atuando em gestão de pessoas, em mais de 200 Órgãos da Administração Pública Direta, Autárquica e Fundacional do Executivo Federal, responsáveis por gerir mais de 1.300.000 servidores, aposentados e pensionistas. Esse sistema gere todo o ciclo laboral dos servidores, desde seu ingresso até a sua aposentação, além dos pensionistas. Daí que uma das missões primordiais do ConectaGente seja empreender ações para fortalecer a identidade da rede, reforçar competências normativas e melhorar a integração e a comunicação mútua entre os membros da rede, fazendo fluir as informações necessárias.

Os gestores de pessoal dos Órgãos Setoriais e Seccionais do Poder Executivo Federal compartilham necessidades, desafios, conhecimentos, soluções e boas práticas nas comunidades do ConectaGente, o que torna a gestão de pessoas mais efetiva – e afetiva. Por sua vez, o Órgão Central do SIPEC, ao ampliar a comunicação com esses gestores, obtém uma representação dinâmica do cenário operacional, utilizando-a como subsídio para aprimorar as diretrizes de pessoal.

A interação entre esses elementos resulta em melhorias contínuas, coletivas, cumulativas e colaborativas nas políticas e práticas de pessoal, fortalecendo a eficiência, a eficácia e a efetividade da administração pública federal brasileira. Baseada em formas de comunicação ágil e democrática, o ConectaGente torna a rede mais flexível e amistosa, a partir de uma estrutura relacional diferente da estrutura hierárquica e rígida que emana da norma, por onde os atores atuam com interdependência, de maneira que uma ação de uma entidade afete positivamente uma outra na rede. As informações compartilhadas apoiam ações dos Órgãos do SIPEC para elaboração ou aperfeiçoamentos da legislação, evolução e desenvolvimento de sistemas e direcionamento de políticas e diretrizes na condução da gestão de pessoas em âmbito federal.

Em suma: conectar os servidores que fazem a gestão de pessoas do Executivo Federal transforma qualitativamente para melhor a gestão de pessoas na Administração Pública Federal, pois se vale da experiência dos seus membros e impacta na geração de valor público e na melhoria da prestação de serviços de qualidade aos seus distintos públicos. Para tanto, os eixos principais de atuação do ConectaGente podem ser assim resumidos:

Valorização dos profissionais de gestão de pessoas e da Rede SIPEC:

Os servidores públicos que realizam o seu trabalho no dia-a-dia são os responsáveis pela melhoria da vida da cidadã e do cidadão brasileiro. A melhoria da experiência de trabalho dos servidores é um problema complexo e exige soluções integradas. Uma dessas ações começa na Secretaria de Gestão de Pessoas e na Secretaria de Relações de Trabalho, de onde partem as diretrizes e normativos estruturantes do sistema de gestão de pessoas que atravessam a administração pública federal.

Desta feita, valorizar e profissionalizar a gestão de pessoas é um compromisso central. Isso é realizado por meio da promoção de redes de cooperação, compartilhamento de boas práticas e gestão colaborativa. Reconhecer boas práticas das unidades de gestão de pessoas e apresentá-las nos espaços de compartilhamento é uma das maneiras de reconhecimento e valorização desse trabalho.

Comunicação ágil e democrática:

A comunicação ágil e democrática é a base para o fortalecimento das políticas de gestão de pessoas na Administração Pública Federal. Isso se dá com acesso equitativo à informação, a participação ativa dos gestores de pessoal, a transparência de informações que são necessárias para a tomada de decisões e a pluralidade de fontes com a representação mais ampla das diferentes perspectivas dos atores.

Para tanto, a divulgação de mensagens rápidas de amplo interesse, a análise de dúvidas recorrentes dos Órgãos, a divulgação de informações relevantes e a realização de encontros, eventos, plantões de dúvidas etc. permite que a informação chegue a quem precisa com brevidade. Os espaços de interação permitem que as informações fluam sem entraves, garantindo, cada vez mais, que todas as partes envolvidas estejam alinhadas com as diretrizes e estratégias da gestão de pessoas do Órgão Central. Da mesma maneira, a troca de informações em tempo real contribui para decisões mais ágeis em todos os níveis da organização.

Relacionamento e integração em rede:

O Órgão Central do SIPEC, por meio do ConectaGente, fomenta a atuação em rede e o relacionamento institucional intra e inter redes. A partir da interação com a rede incentiva-se a promoção da análise estratégica e da gestão de riscos e crises quando da formulação de normativos e desenvolvimento de sistemas. A ideia é que as políticas de gestão de pessoas estejam alinhadas à realidade diária do gestor de pessoal e que ele se sinta representado e mais propenso e alinhado na implementação das melhores práticas

É importante destacar que toda a atuação do ConectaGente precisa de um conjunto forte de parceiros, colaboradores e voluntários. Neste sentido, o ConectaGente interage com outras redes formalmente constituídas, tais como as redes Forgepe-Andifes, Forgepe-Conif, o Fórum das Agências Reguladoras, GPInterpoderes e TransformaGov, dentre outras em construção.

Inovação e aprendizado institucional:

A ampla gama de competências, diversidades e contextos divergentes dentro do ConectaGente propicia o desenvolvimento de práticas inovadoras de pessoal, aprimorando os processos internos da administração e o desenvolvimento de pessoas. A presença de indivíduos de diferentes áreas e experiências variadas traz perspectivas únicas, favorecendo a troca de ideias inovadoras e impulsionando o aprendizado mútuo e a criatividade.

A conexão entre essas pessoas facilita não apenas a troca de experiências bem-sucedidas, mas também a aprendizagem contínua. O ConectaGente é um ambiente propício para o compartilhamento de boas práticas, impulsionando uma cultura de colaboração e inspirando os servidores a implementar abordagens inovadoras em suas atividades diárias. Quando a conexão é fortalecida, a colaboração torna-se mais efetiva, resultando em uma troca de ideias mais rica, soluções mais criativas e um trabalho em equipe mais coeso.

Em suma: o ConectaGente é um reflexo do compromisso da SGP e SRT em liderar a transformação da cultura de Gestão de Pessoas na Administração Pública Federal. Seu propósito é claro: valorizar o profissional de gestão de pessoas e promover uma gestão humanizada em todos os órgãos e entes integrantes do SIPEC.

O ConectaGente é um elemento crucial na Rede SIPEC, que entende que servidores bem-informados, engajados e apoiados tendem a ser mais motivados e produtivos. Além disso, essa melhoria na gestão de pessoas se traduz em entregas de valor público mais eficazes e eficientes, beneficiando a sociedade como um todo. Através dessa rede de governança, é possível construir um ambiente de colaboração que impulsiona a inovação e o aprendizado, beneficiando tanto os servidores quanto a população que eles atendem.

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