Enem dos Concursos acontece neste domingo: Bom Jesus da Lapa e outras 15 cidades baianas terão provas

Spread the love

 

Provas do Concurso Público Nacional Unificado serão aplicadas no domingo (5) Crédito: Divulgação/EBC

Mais de 127 mil baianos são esperados para realizar a prova do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), também conhecido como ‘Enem dos Concursos’, no dia 5 de maio, próximo domingo. O processo seletivo oferta 6.640 vagas para 21 órgãos públicos em todos os estados do Brasil com salários que vão de R$ 4.407,90 até R$ 22.921,70. Para disputar um ou mais cargos de seu interesse, os candidatos inscritos devem estar atento aos horários, permissões e proibições durante o horário da prova, bem como o funcionamento do exame, que vai contar com dois turnos e divisões de conteúdos gerais e específicos.

Antes de tudo, quem vai concorrer ao CPNU deve consultar o local de realização da prova na página do candidato. Lá, também é recomendado imprimir o cartão de confirmação da inscrição, uma vez que pode facilitar a localização da sua sala de aplicação. Ele, no entanto, não é obrigatório.

Na Bahia, os candidatos tiveram  a opção de escolhar fazer prova em Bom Jesus da Lapa, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Barreiras, Jequié, Teixeira de Freitas, Eunápolis, Paulo Afonso, Guanambi, Jacobina, Irecê, Brumado, Ilhéus, Itaberaba, Ribeira do Pombal, além de Salvador.

O documento de identidade original com foto, sim, é obrigatório. Em nenhuma hipótese serão aceitas cópias dos documentos, mesmo que autenticadas. No caso dos documentos digitais, conforme o edital, o candidato deverá acessar o aplicativo no momento da identificação, que ocorrerá na entrada da sua sala. Por isso, é importante que já tenha o aplicativo baixado no seu celular, já que prints não serão aceitos.

Permissões e proibições

Entre os materiais, somente será permitido o uso de caneta preta e é recomendado levar mais de uma, já que não é permitido se comunicar com outro participante – nem mesmo para pedir material emprestado. Caneta azul, lápis, borracha e outros materiais não podem permanecer na mesa do candidato durante a prova.

É permitido levar lanche, desde que as embalagens dos alimentos estejam lacradas. Os candidatos também podem levar água, de preferência em garrafas transparentes e sem rótulo. Quantos aos trajes, é sugerido o uso de roupas e sapatos confortáveis. Não será permitido o uso de relógio de qualquer tipo. É proibido também o uso de óculos escuros ou de quaisquer acessórios de chapelaria (chapéu, boné, gorro) ou protetores auriculares.

No momento da identificação, é necessário guardar todos os aparelhos eletrônicos desligados (e com alarmes que possam tocar durante a prova desativados) no envelope porta-objetos. Eles devem ser identificados e lacrados antes de ingressar na sala de prova. O envelope só poderá ser aberto ao final das provas e fora do local de aplicação, conforme descrito no edital. Durante o exame, ele deverá ser guardado lacrado embaixo da carteira, na bolsa ou mochila do candidato, não podendo de nenhuma maneira ficar sobre a mesa. O descumprimento desse procedimento é passível de eliminação.

Para ir ao banheiro, é necessário avisar ao fiscal, que designará um fiscal volante para acompanhar o candidato. Antes de levantar-se do assento, é necessário fechar a prova e a deixar sobre a carteira. Não é permitido sair com bolsa, mochila ou envelope porta-objeto para o banheiro, sob pena de eliminação. O candidato será submetido a vistoria eletrônica, conforme previsto no edital, caso isso ocorra. É proibido uso do banheiro no local de aplicação após o término das provas.

Documentos de identificação pessoal permitidos:

– Carteiras expedidas pelos Comandos Militares, pelas Secretarias de Segurança Pública, pelos Institutos de Identificação e pelos Corpos de Bombeiros;

– Carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (Ordens, Conselhos);

– Cartão de identidade do trabalhador;

– Passaporte brasileiro;

– Certificado de reservista ou dispensa de incorporação (com foto);

– Carteiras funcionais do Ministério Público;

– Carteiras funcionais expedidas por órgão público, que, por Lei Federal, valham como identidade;

– Carteira de trabalho;

– Carteira nacional de habilitação (somente modelo com foto aprovado pelo artigo 159 da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997);

– Documentos digitais, com foto e assinatura (e-Título, CNH digital e RG digital) apresentados nos respectivos aplicativos oficiais.

Documentos de identificação pessoal não permitidos:

– Cópia do documento de identidade, ainda que autenticada, ou protocolo do documento de identidade;

– Certidões de nascimento;

– Cadastro de Pessoa Física (CPF);

– Título do eleitor (impresso ou sem foto);

– Carteiras de motorista (modelo sem foto);

– Carteiras de estudante;

– Carteiras funcionais sem valor de identidade;

– RANI (Registro Administrativo de Nascimento Indígena);

– Documentos ilegíveis, não identificáveis e/ou danificados.

Provas

Para todos os blocos temáticos, as provas serão realizadas no dia 5 de maio, em dois turnos. No turno da manhã, os candidatos realizarão as provas de conhecimentos gerais (nível superior) ou Língua Portuguesa (nível médio) e a prova discursiva (nível superior) ou de redação (nível médio). No turno da tarde, os candidatos realizarão as provas de conhecimentos específicos (nível superior) ou Noções de Direito, Matemática e Realidade Brasileira (nível médio). Confira o esquema abaixo:

Turno matutino

Língua Portuguesa e Redação (nível intermediário) – 20 questões

Conhecimentos Gerais e Discursiva (nível superior) – 20 questões

→ Horários

Abertura dos portões: 7h30

Fechamento dos portões: 8h30

Início das provas: 9h

Término das provas: 11h30

Duração da prova: 2h30

Turno vespertino

Noções de Direito, Matemática e Realidade Brasileira (nível intermediário) – 40 questões

Conhecimentos Específicos (nível superior) – 50 questões

→ Horários

Abertura dos portões: 13h

Fechamento dos portões: 14h

Início das provas: 14h30

Término das provas: 17h30* / 18h

Duração da prova: 3h30

*Horário de término para o bloco temático 8 (nível intermediário)

Critérios de classificação e resultados

As regras de preenchimento das vagas do CPNU levam em consideração as notas obtidas nas provas e as preferências de cada candidato às vagas escolhidas dentro de cada bloco temático no momento da inscrição. Na inscrição, os candidatos ordenaram as suas preferências de cargos e especialidades dentro do bloco temático eleito. A classificação e a aprovação se darão de acordo com essa ordenação do cargo mais preferido ao menos preferido. Mas se o candidato for aprovado no melhor e mais preferido cargo e especialidade será eliminado nos demais menos preferidos.

Para a classificação e aprovação será considerada a nota mais alta tanto para a ampla concorrência quanto para as vagas reservadas a negros, indígenas e pessoas com deficiência. O candidato reprovado deve lembrar que, mesmo alcançando a nota de corte, há outras condições para aprovação, como a escolha e o ranqueamento dos cargos e especialidades em cada Bloco Temático e as cotas para negros, indígenas e pessoas com deficiência.

Dentre as 6.640 vagas, 5.948 são para o nível superior (graduação) e 692 para nível médio. Desse total, 20% estão reservadas para pessoas negras, 5% para pessoas com deficiência e 30% para indígenas nos cargos para a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).

O resultado das provas objetivas e preliminares das avaliações discursivas e redações sairá no dia 3 de junho. Os resultados finais serão divulgados em 30 de julho. A etapa de convocação e realização de cursos de formação terá início em 5 de agosto.

The post Enem dos Concursos acontece neste domingo: Bom Jesus da Lapa e outras 15 cidades baianas terão provas first appeared on Notícias da Lapa.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *