São Gonçalo lança Programa Dinheiro Direto na Escola Municipal

Spread the love

Com o objetivo de dar autonomia às unidades escolares, a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, por meio da Secretaria Municipal de Educação, lançou hoje (30) o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), que visa a transferência de recursos financeiros diretamente para as instituições de ensino municipal, fortalecendo a participação da comunidade escolar no processo de construção da autonomia dos seus Conselhos Escolares. Ao todo, serão investidos este ano R$ 500 mil nas 48 escolas do município.

O PDDE é regido pela Lei Municipal 1.766/2023, que foi sancionada pelo Prefeito Professor Marcelão. Os recursos destinam-se à cobertura de despesas de custeio, manutenção dos equipamentos existentes, conservação das instalações físicas do sistema de ensino de forma a contribuir supletivamente para a garantia do funcionamento das unidades escolares, bem como elevar os índices de desempenho da educação municipal em cada unidade de ensino.

“Criamos essa lei com o intuito de dar mais autonomia para cada Conselho Escolar. Por meio desse programa, os recursos devem ser aplicados na aquisição de material permanente e material de consumo necessário ao funcionamento da unidade escolar, na manutenção, conservação e pequenos reparos, no desenvolvimento de atividades escolares, na implementação de projetos pedagógicos, na contratação de serviços e nos programas e projetos de inserção de tecnologias na educação”, explica o prefeito Professor Marcelão.

Mensalmente e anualmente, cada unidade escolar deverá apresentar seus balancetes relativos aos recursos recebidos e aplicados. As verbas não poderão ser utilizadas em gastos com quadro pessoal da Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante ou contratado pelos órgãos públicos da administração direta ou indireta.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *