CONFIRA ESSAS EMPRESAS
SEGURO PARA MOTORISTA DE APP
COMECE HOJE MESMO
CLASSIFICADOS
ABRIR O CATÁLOGO DE MÁQUINAS
TUDO SOBRE SEGURO DE VIDAS
ALUGUEL TEMPORADA GUARAPARI PRAIA DO MORRO ES
O IMÓVEL É UMA COBERTURA NA PRAIA DO MORRO ES LINK A BAIXO VALOR DA DIÁRIA 500R$
NÚMERO DE DIÁRIAS MINIMO 3
QUERO SABER + / CONTATO DO IMÓVEL
QUERO SABER SOBRE O CAVALO COMO COMPRAR
O melhor da web
GANHE DINHEIRO NO AIRBNB
DRA LARISSA
CONFIRA O CANAL
CONFERIR PERFIL NO LinkedIn
CONFERIR
Desde que o nível do Guaíba começou a aumentar, Porto Alegre sofre com inundações, especialmente nos bairros às margens do rio, incluindo o centro histórico da capital gaúcha. Porém, o Serviço Geológico Brasileiro afirma que as enchentes na cidade podem piorar neste fim de semana.
Após registrarem máximas históricas, os volumes dos rios do interior do estado, como os que compõem as bacias hidrográficas do Caí e Taquari, vão desembocar no rio Jacuí – que é chamado de Guaíba quando chega a Porto Alegre. A expectativa é que, com isso, o Guaíba fique cinco metros acima do nível normal, o que vai causar ainda mais inundações da capital gaúcha.
“O nosso prognóstico é que, até sábado (4), seja superada a enchente histórica de 1941 (4,75 metros)”, diz o superintendente regional de Porto Alegre, Franco Buffon.
Na tarde desta sexta-feira, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB-RS), afirmou que a força da água pode romper as estruturas que impedem que a cidade seja inundada.
“Não há como garantir que não haja algum tipo de ruptura, tamanho o estresse dessas estruturas. Uma eventual ruptura pode causar uma onda, arrastando, machucando, ferindo e colocando em risco a vida das pessoas. Por isso que nós tivemos uma ordem de evacuar os lugares que podem ser atingidos em Porto Alegre e região”, disse.
Níveis dos rios do interior começam a recuar
Enquanto a cheia deve piorar na capital gaúcha, as cidades da região dos Vales do Rio grande do Sul podem começar a ter uma trégua nos próximos dias. Segundo o Serviço Geológico Brasileiro, o nível do rio Taquari – que ultrapassou os 30 metros, a maior marca da história – já começou a recuar.
“Podemos observar que essa bacia já está respondendo à diminuição do volume de chuvas na região e, desde quinta-feira (2), o nível está descendo nos municípios monitorados”, explica o coordenador do Sistema de Alerta Hidrológico do SGB, Artur Matos.
Na quinta-feira (2), uma ponte que liga as cidades de Lajeado e Estrela, pela BR-368, ficou praticamente submersa com o aumento do nível do rio Taquari. Uma loja da Havan, que ficava às margens do rio, também foi completamente inundada, com apenas o telhado para fora.
Agora, a previsão é que, até domingo (5), o nível do rio recue e saia da cota de inundação nas cidades de: Encantado, Roca Sales, Colinas, Arroio do Meio, Lajeado e Estrela.
O volume do rio Caí também já começou a diminuir. Segundo os dados do Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Caí, o nível do rio no município de Feliz já caiu mais de 7 metros, após registrar o pico de 14,01 metros. Com a redução, o rio saiu da cota de inundação.
Em São Sebastião do Caí (RS), o nível também está caindo. Entre domingo (5) e segunda-feira (6), o nível deve sair da cota de inundação (10,5 m) na cidade, após alcançar a máxima histórica de 17,6 metros.
Site Rádio Itatiaia