CONFIRA ESSAS EMPRESAS
SEGURO PARA MOTORISTA DE APP
COMECE HOJE MESMO
CLASSIFICADOS
ABRIR O CATÁLOGO DE MÁQUINAS
TUDO SOBRE SEGURO DE VIDAS
ALUGUEL TEMPORADA GUARAPARI PRAIA DO MORRO ES
O IMÓVEL É UMA COBERTURA NA PRAIA DO MORRO ES LINK A BAIXO VALOR DA DIÁRIA 500R$
NÚMERO DE DIÁRIAS MINIMO 3
QUERO SABER + / CONTATO DO IMÓVEL
QUERO SABER SOBRE O CAVALO COMO COMPRAR
O melhor da web
GANHE DINHEIRO NO AIRBNB
DRA LARISSA
CONFIRA O CANAL
CONFERIR PERFIL NO LinkedIn
CONFERIR
Na manhã desta quinta (09), o Parque Natural Municipal Gruta da Onça receberá estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) com o objetivo de contribuir para a formação dos futuros profissionais da educação.
As discussões e aprendizagens visam incorporar às práticas docentes das futuras pedagogas conhecimentos socioambientais e históricos de Vitória, contextualizados à realidade local quanto às possibilidades da educação ambiental articulada a temas como Mata Atlântica, questões climáticas, aspectos históricos de crescimento das cidades e suas relações entre sociedade e natureza.
Tudo isso em meio à Mata Atlântica de encosta, às nascentes e trilhas históricas presentes no parque. As atividades de interpretação ambiental nas trilhas, nascentes e mirante presentes no local, assim como os momentos de discussão que serão mediados pela equipe técnica do Centro de Educação Ambiental (CEA) Gruta da Onça e fazem parte do projeto “Mata Atlântica: Floresta que Ensina”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam).
O professor do Centro de Educação da Ufes, José Américo Carraro, ressalta que essa possibilidade de parceria da universidade com os espaços educadores, como o Parque da Gruta da Onça, oferecidos pela Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, é muito importante.
“Os trabalhos de educação ambiental que nele e a partir dele são realizados são de grande relevância pedagógica e ambiental. Faz-nos rever crenças, atitudes, posturas e comportamentos. Instiga-nos, enquanto profissionais da educação, a criar e ampliar as atividades didáticas que sensibilizem, comprometam e mobilizem os alunos para os grandes dilemas e desafios ambientais, em todas as escalas geográficas”, afirma.
SeMEAR
As ações da Gerência de Educação Ambiental da Semmam estão sendo conduzidas a partir da Sede Municipal de Educação Ambiental Referência de Vitória (SeMEAR), localizada no Parque Natural Municipal Gruta da Onça, e são responsável pela gestão das políticas públicas de educação ambiental em suas interfaces formal e não formal dentro das relações institucionais nas mais variadas esferas de atuação.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Foeger, enfatiza que esse espaço da educação ambiental, o SeMEAR, cumpre uma importante missão. “É a partir dele que criamos e fomentamos nas pessoas, de todas as idades, o interesse pela sustentabilidade de nossa cidade e do meio ambiente sadio e também promover a interatividade e o protagonismo socioambiental responsável”, afirma.
Projetos em desenvolvimento
Para mais informações sobre os projetos desenvolvidos pela Gerência de Educação Ambiental (GEA) da Semmam e para atendimento à instituições de ensino, comunidades ou grupos que desejam parcerias para realização de projetos de educação ambiental ou visitas de cunho educativo nos parques da cidade que possuem Centros de Educação Ambiental (CEAs), basta entrar em contato a partir do Portal Interativo de Educação Ambiental IntErAge Vix.