Mensalidade de calouros em faculdade pode ser maior do que de veteranos, decide STJ

Spread the love

A 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), por maioria de votos, reformou o acórdão do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) e considerou lícito que faculdades cobrem mensalidades mais altas dos calouros, em relação aos alunos veteranos. Isso desde que comprovem aumento de custos pelas alterações no método de ensino.

Tenha acesso ao JOTA PRO Poder, uma plataforma de monitoramento político com informações de bastidores que oferece mais transparência e previsibilidade para empresas. Conheça!

O TJDFT havia determinado que uma faculdade de Brasília igualasse o valor da mensalidade entre alunos do primeiro semestre e os alunos mais graduados do curso, além de determinar que a instituição devolvesse a diferença paga a mais pelos calouros. 

O ministro Moura Ribeiro, autor do voto vencedor, destacou que o curso de medicina da faculdade foi remodelado – e que a mudança para métodos mais atualizados gerou novos custos.

Moura Ribeiro pontuou, no entanto, que a cobrança adicional nas mensalidades deve ocorrer apenas nos períodos que guardem relação com o aumento de custos e deve ser proporcional a este, nos termos do artigo 1º, parágrafo 3º, da Lei 9.870/1999.

Inscreva-se no canal de notícias do JOTA no WhatsApp e fique por dentro das principais discussões do país!

A ação tramita no número 0720487-14.2019.8.07.0001 no STJ.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *