CONFIRA ESSAS EMPRESAS
SEGURO PARA MOTORISTA DE APP
COMECE HOJE MESMO
CLASSIFICADOS
ABRIR O CATÁLOGO DE MÁQUINAS
TUDO SOBRE SEGURO DE VIDAS
ALUGUEL TEMPORADA GUARAPARI PRAIA DO MORRO ES
O IMÓVEL É UMA COBERTURA NA PRAIA DO MORRO ES LINK A BAIXO VALOR DA DIÁRIA 500R$
NÚMERO DE DIÁRIAS MINIMO 3
QUERO SABER + / CONTATO DO IMÓVEL
QUERO SABER SOBRE O CAVALO COMO COMPRAR
O melhor da web
GANHE DINHEIRO NO AIRBNB
DRA LARISSA
CONFIRA O CANAL
CONFERIR PERFIL NO LinkedIn
CONFERIR
O presidente do Irã, Ebrahim Raisi, e seu ministro das Relações Exteriores, Hossein Amir-Abdollahian, morreram em um acidente de helicóptero no nordeste do país, anunciou o governo nesta segunda-feira.
O guia supremo do país, o aiatolá Ali Khamenei, designou nesta segunda-feira o primeiro vice-presidente, Mohammad Mokhber, como presidente interino e anunciou cinco dias de luto.
A morte de Raisi, 63 anos, abre um período de incerteza política no Irã, um país muito influente no Oriente Médio, no momento em que a região é abalada pela guerra na Faixa de Gaza entre Israel e Hamas, grupo islamista aliado da República Islâmica.
Eleito em 2021, Raisi era considerado um dos favoritos para suceder Khamenei, de 85 anos.
O presidente do povo iraniano, trabalhador e incansável (…) sacrificou sua vida pela nação, anunciou o governo.
O grande espírito do presidente popular e revolucionário do Irã uniu-se ao reino supremo, afirmou a agência oficial Irna.
Agências de notícias e sites de informação anunciaram a morte de Raisi horas após a localização dos destroços do helicóptero.
O helicóptero em que Raisi viajava desapareceu na tarde de domingo, quando sobrevoava uma região montanhosa do Irã em condições meteorológicas difíceis, com chuva e uma neblina intensa.
Preocupação internacional
A esperança de encontrar o presidente e os outros passageiros com vida foi diminuindo ao longo da noite de domingo.
Além do presidente, entre os passageiros do helicóptero estavam o ministro das Relações Exteriores, Hossein Amir-Abdollahian, 60 anos, o governador da província do Azerbaijão Oriental, o principal imã da região, o chefe de segurança do presidente e três integrantes da tripulação.
As equipes de emergência recuperaram os corpos dos passageiros na manhã desta segunda-feira. Estamos transportando os corpos dos mártires para Tabriz, uma grande cidade do noroeste do país, anunciou o Crescente Vermelho.
A situação foi acompanhada de perto pela comunidade internacional, em particular por Estados Unidos, Rússia, China e países vizinhos.
O primeiro-ministro indiano, Nerendra Modi, declarou nesta segunda-feira que está profundamente triste e chocado com a morte trágica do presidente iraniano. Outros líderes também enviaram mensagens de condolências, como o primeiro-ministro iraquiano, Mohamed Shia al Sudani.
Na Rússia, o presidente Vladimir Putin prestou homenagem a um político notável e verdadeiro amigo da Rússia, em uma mensagem de condolências. O presidente sírio, Bashar al Assad, expressou solidariedade a Teerã, que apoia seu governo na guerra civil síria.
O presidente da China, Xi Jinping, afirmou que a morte é uma grande perda para o povo iraniano.
Nenhuma perturbação
Raisi, que tinha o título de aiatolá, presidia a República Islâmica desde 2021.
Considerado um político ultraconservador, Raisi foi eleito em 18 de junho de 2021 no primeiro turno de uma eleição marcada por uma taxa recorde de abstenção e pela ausência de uma oposição significativa.
Sempre vestido com turbante e um longo casaco religioso preto, Raisi sucedeu o moderado Hassan Rohani.
Ele tinha o apoio da principal autoridade do país, o aiatolá Ali Khamenei, que no domingo enviou uma mensagem de calma à população e garantiu que a morte não provocará nenhuma perturbação na administração da nação.
O guia supremo designou o vice-presidente, Mohammad Mokhber, como presidente interino, de acordo com o artigo 131 da Constituição, enquanto o país aguarda a organização de eleições presidenciais em um prazo máximo de 50 dias.