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A Páscoa 2023, que será celebrada no próximo dia 9, terá 163 lançamentos de produtos de chocolate nas gôndolas dos pontos de vendas e no e-commerce. A informação é da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab). Ao todo, serão 440 itens oferecidos pelas empresas associadas à entidade para agradar os mais diversos paladares.
De acordo com a Associação, a quantidade de lançamentos neste ano representa um recorde e é resultado de novas parcerias, ingredientes, formatos, sabores e combinações.
Dentre as novidades, os destaques são os produtos voltados para a criançada: ovos temáticos da Mulher Maravilha, de Harry Potter (acompanhado de pelúcia) e do Bob Esponja, por exemplo. Para os mais crescidos, as empresas prepararam produtos com sabores mais maduros, como o ovo de chocolate ao leite, coberto com chocolate branco, com creme de pistache e pistache torrado.
Quem preferir economizar, poderá escolher a nova barra de chocolate sabor merengue de morango ou a barra de chocolate ao leite com pedaços de café em três sabores: expresso, capuccino e caramel machiatto. E até quem está de dieta poderá curtir os sabores da Páscoa, com os mais diversos lançamentos de ovos e barras feitos com chocolate amargo.
Em 2022, foram mais de 10 mil toneladas de ovos e produtos de Páscoa. O número representa um crescimento de 13% na produção em comparação a 2021. Em 2023 o número deve ser ainda maior.
“A Páscoa é uma data muito especial para os brasileiros e fundamental para o setor, e nesse período há grande intenção de compra dos produtos de chocolates. Por este motivo, as empresas inovam sempre na ampliação dos seus portfolios. Com uso de tecnologia e matéria-prima de qualidade, a indústria de chocolate está cada vez mais consolidada, sinalizando todo o seu potencial”, afirmou o presidente da Abicab, Ubiracy Fonsêca.
Confeiteiros também apresentam novos ovos artesanais para adoçar a Páscoa
Além das novidades oferecidas nos supermercados e nas lojas de doces, os confeiteiros estão trabalhando para disponibilizar ovos criativos e, claro, muito gostosos.
O chef Itamar Araújo, da Creamy Patisserie, tem 25 anos de experiência na área. Os ovos com as cascas pintadas à mão são campeões de vendas na Páscoa. Para este ano, a grande novidade foi uma estampa de oncinha, desenvolvida em homenagem a gata de Itamar. As pinturas são feitas a base de manteiga de cacau com corante apropriado para chocolate. Os ovos são pintados um a um, num processo artesanal que leva cerca de 20 minutos por ovo.
“O nosso destaque de 2023 é o ovo artsy eve (oncinha), porque é feito com nosso próprio doce de leite e nozes pecan caramelizadas super crocantes. Então além de gostoso, é um ovo que chama atenção por causa da estampa que é diferente de tudo o que vemos por aí. Além, é claro, do fato de ser uma homenagem a nossa gatinha Eve (bengal) e todos se apaixonaram por ela”, contou o chef.
No ano passado, 400 ovos assinados por ele foram vendidos. A expectativa é de haja um crescimento de 20 a 30% nas vendas deste ano.
A contadora Lúcia Bastos trocou os ovos tradicionais pelos artesanais há dois anos. Segundo ela, o sabor e o preço foram os principais motivos.
“O ovo artesanal é muito mais gostoso. Os ingredientes são fresquinhos e você ainda pode personalizar, se for o caso. E com o aumento absurdo no preço do ovo de mercado, vale muito mais a pena. Ano passado, depois da pandemia, minha família comemorou a Páscoa com todos reunidos. Eu levei alguns mini ovos para as crianças. Fez muito sucesso. Eles comeram com colher e ainda se enlambuzaram. Foi divertido”, contou.
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