Diversão e aprendizado: estudantes de vitória aprendem com auxílio da tecnologia

Spread the love

Em uma divertida jornada de aprendizado, um grupo de 135 estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral (Emef TI) Paulo Reglus Neves Freire, localizada em Inhanguetá, mergulhou em uma incrível atividade chamada “Caça às Fontes Históricas”. A proposta foi desenvolvida pela professora de história Ana Carolina Macedo.

Inspirada pela clássica brincadeira de caça ao tesouro, a atividade visava tornar o estudo das fontes históricas mais envolvente e dinâmico. Com entusiasmo, os estudantes foram divididos em duplas e partiram em busca das fontes históricas, que foram escondidas pela professora pelos espaços comuns da escola.

Munidos de enigmas, os estudantes tinham o desafio de decifrar pistas que os levariam às preciosas fontes. Além de toda a parte lúdica, a tecnologia foi uma grande aliada: por meio dos tablets, a turma pôde manter contato direto com a sala de aula via chamada de vídeo, possibilitando o acompanhamento da professora e a comunicação durante a busca.

Após cinco minutos de intensa procura, as duplas retornavam à sala de aula para compartilhar suas descobertas. O momento era de celebração e aprendizado, pois os alunos precisavam identificar o tipo de fonte histórica encontrada: material, visual, escrita, oral ou cultural imaterial.

A atividade não apenas verificou o entendimento do conteúdo, mas também trabalhou a interpretação de texto, apropriação do espaço escolar, colaboração e uso de tecnologia na aprendizagem. Os estudantes se envolveram profundamente, demonstrando motivação e confiança ao explorar o conteúdo de uma maneira tão inovadora.

Além disso, a iniciativa fortaleceu os laços entre os colegas e aumentou a frequência escolar, graças à empolgante expectativa de uma atividade diferenciada planejada pela professora. A integração possibilitada pela tecnologia também tornou a experiência ainda mais envolvente e estimulante para os alunos, promovendo uma aprendizagem ativa e participativa.

“Foi muito legal e divertido, aprendemos muita coisa sem nem perceber pois estávamos nos divertindo durante o processo”, disseram os estudantes Gustavo e Guilherme, do 7º ano. “Foi um aprendizado divertido, e ainda utilizamos a TV e os tablets. Todos gostaram muito”, reafirma o estudante Kauan Nunes, do 9º ano.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *