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“A Bahia tem feito um excelente trabalho no turismo”, afirma Secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar

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Secretário de Turismo da Bahia (Setur), Maurício Bacelar concedeu entrevista ao Portal A TARDE onde destacou os investimentos do Estado no setor turístico, as ações da pasta para o desenvolvimento da Bahia, somando investimento, tecnologia e capacitação de mão de obra, além da promoção dos destinos baianos aliada à ampliação da malha aérea. Confira:

Secretário, a que se deve a liderança da Bahia no turismo nacional?

“A Bahia tem feito um excelente trabalho de desenvolvimento do turismo, liderado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-BA), em parceria com outras esferas governamentais, o trade e as organizações civis organizadas. Esse esforço conjunto consolida a liderança do estado no cenário nacional e também internacional. Desde o pós-pandemia temos registrado índices de desempenho crescentes, acima da média do país e, fechamos 2024 com a notícia do Ministério do Turismo de que seremos líderes também no verão”.

“Para se ter ideia, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que, de janeiro a outubro de 2024, o volume das atividades turísticas na Bahia cresceu 7,3 %, em relação ao mesmo período de 2023, enquanto no Brasil o crescimento foi de 2,3%. O estado é a porta de entrada de mais de 40% dos turistas internacionais que procuram o Nordeste brasileiro, de acordo com dados da Polícia Federal e do Ministério do Turismo. De janeiro a novembro, o fluxo de visitantes de outros países na Bahia cresceu 59,9%, enquanto no Nordeste o aumento foi de 40%, e o Brasil registrou 12,9%”.

De que forma a Setur trabalhou para que isso acontecesse?

“A atuação da Setur-BA é guiada pela Estratégia Turística da Bahia 4.0, que abrange o período de 2020 a 2030, com ações de biossegurança sanitária, que continuam entre as tendências mundiais; de capacitação e qualificação de mão de obra; de promoção dos destinos baianos aliada à ampliação da malha aérea; e de infraestrutura”.

“Neste ano, capacitamos mais de nove mil trabalhadores e pequenos empresários do turismo. Intensificamos as ações de promoção para divulgar o Destino Bahia, com a participação em 57 feiras de turismo internacionais e 64 nacionais, em mercados emissores estratégicos, como Argentina, Portugal, Espanha e França, além de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, dentre outros. Atraímos para o estado mais de 200 feiras, congressos, encontros, jornadas e simpósios, dando ocupação aos equipamentos turísticos nos 12 meses do ano. No mês de setembro, por exemplo, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis na Bahia (ABIH – Bahia) divulgou que a ocupação dos hotéis de Salvador durante a semana foi maior que nos finais de semana, por conta dos eventos”.

Promovemos capacitações sobre a infraestrutura e os atrativos das 13 zonas turísticas baianas, para 5.500 operadores e agentes de viagens do Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Peru, Inglaterra, Portugal, Espanha, França, Itália, Alemanha, Polônia e Camarões, visando ampliar a venda de pacotes para o estado. Paralelamente, atuamos na prospecção de voos internacionais, nacionais e regionais junto às companhias aéreas, com o respaldo da política de incentivo à aviação praticada pelo Governo do Estado. Neste sentido, o grande destaque do ano foi o início da operação do voo Paris-Salvador, da Air France, que liga a Bahia ao mundo, já que permite conexões com mais de 180 destinos dos continentes europeu, asiático e africano, a partir do aeroporto Charles de GaulleMaurício Bacelar – Secretário de Turismo da Bahia

“Em infraestrutura, implantamos nova sinalização turística em áreas do entorno da Baía de Todos-os-Santos, da Costa dos Coqueiros, Caminhos do Jiquiriçá, Costa do Cacau, Caminhos do Sertão e Caminhos do Sudoeste. Também iniciamos as obras da segunda etapa de requalificação da Feira de São Joaquim, em Salvador, beneficiando proprietários de 407 boxes e 169 bancas, com uma nova estrutura, incluindo instalações elétricas, iluminação, sonorização e paisagismo”.

A conectividade aérea é um instrumento importante para o desenvolvimento dos destinos turísticos. Como está a nossa malha aérea atualmente?

“Temos conectividade aérea com todas as regiões do Brasil e, na próxima semana, vamos anunciar três voos regionais, para municípios baianos. Temos ligações internacionais com Argentina, Chile, Uruguai, Portugal, Espanha e França”.

“Nos meses de janeiro e fevereiro de 2025, o aeroporto de Salvador, principal portão de entrada dos visitantes na Bahia, receberá mais de nove mil voos domésticos e 530 da América do Sul e da Europa. Viabilizamos a ampliação das rotas internacionais com destino a Porto Seguro para cinco semanais, com origem em Buenos Aires. Com isso, no verão, a Bahia será o estado do Norte/Nordeste a receber mais voos diretos da América Latina”.

O mercado dos cruzeiros marítimos tem se consolidado no Brasil, nos últimos anos. Como a Bahia está posicionada nesse mercado?

“Nesta temporada de cruzeiros, que começou em novembro e segue até abril, a Bahia deve receber cerca de 300 mil visitantes, que injetarão 30 milhões de dólares na economia do estado. Estão previstas atracações de navios nos Portos de Salvador e Ilhéus, além de operações em Porto Seguro, Itacaré e Cairu. Hoje, a nossa capital se consolida como porto de embarque de cruzeiristas e isso tem um reflexo importante, que é o aumento do tempo de permanência desse turista aqui. Ele precisa chegar com antecedência e se organizar para o embarque. Isso envolve hospedagem, alimentação e transporte dentro de Salvador para que ele cumpra os requisitos para ingressar no navio”.

A Bahia foi apontada como principal destino dos turistas brasileiros em viagens de lazer neste verão. Qual a sua expectativa para essa temporada?

“O verão 2024/2025 está superando as nossas expectativas. Os dados da pesquisa do Ministério do Turismo, realizada pela Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados, confirmam a liderança da Bahia no turismo nacional, também no verão. Em todo o país, 59 milhões de brasileiros farão viagens visando o lazer. O nosso estado será destino de 16% desses turistas, o que significa que vamos receber mais de 9 milhões de visitantes em território baiano, que vão gastar R$ 23,7 bilhões, fazendo com que o turismo cumpra o seu papel social na geração de emprego e renda para o desenvolvimento socioeconômico da nossa população, como orienta o governador Jerônimo Rodrigues”.

Eu sempre converso com os empresários e lideranças do turismo baiano e eles já percebem os impactos da crescente procura pela Bahia. No Rèveillon, por exemplo, a taxa de ocupação da rede hoteleira deve chegar a 95% nos principais destinos. Durante o verão, a estimativa é que a média seja de até 85%. No caso dos bares e restaurantes, o aumento das vendas está previsto em 15%, em relação à temporada passada, refletindo na geração de mais de 10 mil empregos diretos e 40 mil indiretos

“E vale salientar que, ainda segundo a pesquisa, o segmento de sol e praia é o mais procurado e nós temos um vasto litoral, com mais de mil quilômetros de praias aliadas à cultura, musicalidade, gastronomia e o jeito de ser do povo baiano, que é único. Mas também temos ecoturismo, observação de aves, patrimônio histórico e religioso, dentre tantos outros segmentos que tornam a Bahia um destino completo. Só que não ficamos de braços cruzados diante da nossa vocação natural para o turismo. Trabalhamos muito para promover os nossos atrativos, como fizemos em São Paulo, nosso principal mercado emissor nacional, um evento para divulgação do calendário de festas públicas e privadas do verão nas nossas 13 zonas turísticas, direcionado às maiores agências de viagens e operadoras turísticas”.

O senhor disse que a Bahia é um destino completo, mas como a Setur-BA trabalha todo esse potencial no mercado?

“Além de atrair cada vez mais visitantes, é importante ampliar a permanência deles no estado. Então, investimos na estruturação de segmentos e na diversificação da oferta turística. Para a valorização da cultura de matriz africana, avançamos com o projeto Agô Bahia, realizando capacitações voltadas para o empreendedorismo em terreiros de candomblé, lançamos um roteiro do segmento e um guia de visitação aos templos e realizamos obras para a melhoria das instalações em nove terreiros de Salvador, na zona turística Baía de Todos-os-Santos, e um em Camaçari, na Costa dos Coqueiros”.

Capacitamos o trade turístico para incrementar o turismo de observação de aves e lançamos um roteiro com a catalogação de centenas de espécies em mais de 50 municípios. Estruturamos e promovemos o turismo de avistamento de baleias, realizado por empresas especializadas, com regras de segurança e de preservação ambiental, de julho a novembro, quando a espécie jubarte migra da Antártica para o litoral baiano. Incentivamos o turismo náutico, principalmente na Baía de Todos-os-Santos, que ganhou estruturas de padrão internacional, como bases náuticas, terminais turísticos e atracadouros

“Criamos o roteiro dos engenhos baianos, onde o turista pode conhecer o processo de produção da cachaça, desde a colheita da cana de açúcar até o envelhecimento e engarrafamento da bebida. Também lançamos o roteiro do enoturismo na Chapada Diamantina, qualificamos e divulgamos o segmento, que ganhou grandes empreendimentos, tanto na Chapada quanto no Vale do São Francisco”.

“Fortalecemos a imagem da Bahia como destino Gay Friendly (simpatizante), com a divulgação do nosso roteiro do turismo LGBTQIAP+ e preparação de trabalhadores do turismo para o atendimento qualificado a este público. Também estimulamos o turismo de mergulho, cuja demanda aumentou 400% após o afundamento do ferry Agenor Gordilho e do Rebocador Veja na Baía de Todos-os-Santos, em 2020. Em 2025, investiremos no afundamento de outros dois navios, oferecendo ainda mais opções de atividades turísticas para que os visitantes permaneçam mais tempo no nosso estado”.

Constantemente, o senhor fala que o turismo é transversal. Como essa transversalidade se dá no governo?

“Para ser bom para o turista, o destino precisa ser bom para quem vive nele. Então, ações de infraestrutura, como a construção e requalificação de estradas, de terminais rodoviários e aeroportos, realizadas por diferentes secretarias e órgãos do governo estadual, influenciam diretamente no turismo. É assim também com a ampliação da rede de fornecimento de água e de tratamento de esgoto, com a implantação e requalificação de delegacias, com a criação de escolas de tempo integral, com a construção de novos hospitais e policlínicas e outras ações que trazem bem estar e segurança para baianos e, consequentemente, para os turistas. Ações empreendidas pelo Governo Federal, prefeituras e entidades privadas se somam ao esforço de elevar a qualidade dos destinos turísticos da Bahia”.

Via: ATarde

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