CONFIRA ESSAS EMPRESAS
SEGURO PARA MOTORISTA DE APP
COMECE HOJE MESMO
CLASSIFICADOS
ABRIR O CATÁLOGO DE MÁQUINAS
TUDO SOBRE SEGURO DE VIDAS
ALUGUEL TEMPORADA GUARAPARI PRAIA DO MORRO ES
O IMÓVEL É UMA COBERTURA NA PRAIA DO MORRO ES LINK A BAIXO VALOR DA DIÁRIA 500R$
NÚMERO DE DIÁRIAS MINIMO 3
QUERO SABER + / CONTATO DO IMÓVEL
QUERO SABER SOBRE O CAVALO COMO COMPRAR
O melhor da web
GANHE DINHEIRO NO AIRBNB
DRA LARISSA
CONFIRA O CANAL
CONFERIR PERFIL NO LinkedIn
CONFERIR
Encontrando Deus nas escrituras
A importância da oração com as Escrituras
É importante aprendermos a rezar com as Sagradas Escrituras. O Papa Francisco diz que, quando nós lemos as Escrituras, na verdade, é ela própria que nos lê. O Santo Padre também diz que fica muito triste quando escuta que existem cristãos que só repetem os versículos e as frases bíblicas, mas sem se perguntar se aquele versículo ou aquela frase os levou a um encontro com Deus.
A orientação do Catecismo
O Catecismo da Igreja, no §2653, ao falar sobre as fontes de oração e colocar a escritura como uma fonte de oração, diz:
“A Igreja exorta todos os fiéis cristãos, com veemência e de modo peculiar, a que pela frequente leitura das divinas escrituras, aprendam a eminente ciência de Jesus Cristo. Lembre-se, porém, de que a leitura da Sagrada Escritura deve ser acompanhada pela oração, a fim de que se estabeleça o colóquio entre Deus e o homem, pois a ele falamos quando rezamos, a ele ouvimos quando lemos os divinos oráculos”.
É muito importante essa frase, esse ensinamento do Catecismo da Igreja Católica, porque nós cremos que a Sagrada Escritura é Palavra de Deus.
Ouvindo a voz de Deus
Deus falou à humanidade, e a Bíblia contém a Palavra de Deus, o que Ele quer falar para nós, o que Ele quer nos ensinar. Portanto, muitas vezes, as respostas que Deus quer dar para nós estão no Livro Sagrado. Muitas vezes, nós não encontramos ou não ouvimos a Palavra ou as respostas que Deus quer falar para nós porque não a lemos.
As Escrituras como fonte de oração
Oração é quando você começa a falar com Deus. Mas, quando nós lemos as Sagradas Escrituras, é o próprio Deus que está falando conosco. Portanto, não podemos ficar com ela somente como um romance, como um livro de história ou de estudo. A Bíblia deve ser fonte de oração, porque, quando Deus fala conosco através dela, podemos responder-Lhe através da oração. Portanto, a a Palavra é uma fonte de oração, porque é Deus falando conosco. Meus irmãos, Deus fala com você através das Escrituras.
Aprofundando a oração com as Escrituras
As Escrituras são uma carta de amor de Deus para a humanidade. Como não ler essa carta? Como não ler o que Deus quer nos dizer e responder-Lhe com nossa oração? O Catecismo aprofunda essa ideia, citando os padres espirituais que, parafraseando Mateus 7,7, resumem a postura do coração nutrido pela Palavra de Deus na oração: “Procurai pela leitura, encontrareis meditando. Batei orando e vos será aberto pela contemplação”.
Através da Bíblia, encontramos a Palavra de Deus; e ao meditarmos e contemplarmos suas verdades, batemos à porta de Deus em oração. A porta do céu se abre quando contemplamos as verdades que Ele revela através de Seus textos bíblicos. É nelas que encontramos tesouros que nos conduzem à contemplação do amor d’Ele por nós.
Descobrindo o amor de Deus
É por meio da Palavra que nos descobrimos filhos de Deus, descobrimos que Ele nos ama e o quanto Jesus sofreu e ressuscitou para nos trazer a esperança da redenção. É por ela que conhecemos a vida do Redentor e ouvimos os cantos espirituais que nos inspiram a responder-Lhe também cantando.
Não deixemos de nos alimentar da Palavra, pois ela é uma grande carta de amor que o Pai enviou através de Cristo, e Cristo através da Igreja. O Espírito Santo torna viva essa palavra em nosso coração e alma. Nunca deixemos de rezar com as Escrituras, pois elas nos ajudam a meditar a Palavra de Deus e a contemplar Suas verdades. É pela oração que respondemos ao que Deus nos fala.
Portanto, não se esqueçam: pela oração nós falamos com Deus, mas pelas Escrituras Deus fala com cada um de nós. Por isso eu tenho que dizer uma coisa muito clara: Quem não lê a Bíblia não conhece Jesus. É forte, mas é verdade. Claro, aquelas pessoas que são analfabetas, elas podem escutar a Palavra de Deus, porque tem alguém que as lê e as proclamam para elas. Mas proclama para quê? Só para que elas tenham conhecimento da verdade? Conhecimento da revelação? Não. Nós proclamamos as Escrituras ou a lemos para termos comunhão, para rezarmos, para entrarmos em comunhão com nosso Senhor.
O diálogo com Deus
Essa comunhão é chamada de oração porque, embora Deus possa se comunicar de diversas maneiras, a humanidade só fala com Ele através da oração, pois é somente por meio dela que podemos nos comunicar com o Senhor. Rezar com a Palavra é um caminho seguro para ouvir a voz de Deus.
Que o Senhor os abençoe em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Padre Bruno Otenio
Membro do clero da Diocese de Guarulhos. É formado em Filosofia pela UNIFAI-SP e bacharel em Teologia pela PUC-SP. Possui uma especialização em Logoterapia e Análise Existencial pelo Instituto Gewissen. Atualmente, é mestrando em Teologia Moral na Pontifícia Academia de Teologia Moral Alfonsiana em Roma na Itália, e faz pós-graduação em Psicologia Tomista pelo Instituto de Psicologia Tomista.
Transcrito e adaptado por Jonatas Passos
O post A oração com as escrituras: ouvindo a voz de Deus apareceu primeiro em Formação.