No mundo atual, a percepção das dificuldades não pode mais se dissociar do remanejamento dos quadros funcionais.
Pensando mais a longo prazo, a percepção das dificuldades possibilita uma melhor visão global dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

pensamento do dia

Assim mesmo, a complexidade dos estudos efetuados ainda não demonstrou convincentemente que vai participar na mudança dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

A virgem que desafiou um império por amor a Cristo

Spread the love

Legado de fé e coragem, a história de Santa Águeda

Santa Águeda nasceu por volta do ano 230 no século III em Catânia, Itália. Pertencia a uma família nobre e rica. Ainda muito jovem, decidiu consagrar-se a Deus, com o rito da velatio, recebeu do seu Bispo o flammeum, o véu vermelho que as virgens consagradas usavam na época. 

A virgem que desafiou um império por amor a Cristo

Crédito: margouillatphotos

No ano 250, o edito do imperador Décio contra os cristãos desencadeou uma terrível perseguição. Em Catânia, a ordem foi duramente aplicada pelo impiedoso pro-cônsul Quinciano, que era apaixonado por Águeda, e este a pediu em casamento, ao qual foi recusado, gerando uma grande revolta. Quinciano manda torturar e arrancar seus mamilos. Depois, foi reconduzida à prisão, dolente e cheia de sangue.

Mas, durante a noite, São Pedro lhe aparece e cura suas feridas. Levada de novo diante do Tribunal, Ágata rejeitou, mais uma vez, adorar os deuses e confessou ter sido curada por Jesus Cristo. Irritado com a sua coragem, apesar das torturas, Quinciano manda submetê-la aos carvões incandescentes, vestida apenas com o véu vermelho como esposa de Cristo.

“Senhor, acolhei meu espírito”: O último suspiro de uma mártir

“Enquanto a ordem do pro-Cônsul era executada, o lugar onde o santo corpo da virgem era assado tremeu, toda a cidade de Catânia também foi abalada pela veemência do terremoto. Por isso os habitantes foram às pressas até o Tribunal e começaram a gritar, correndo um grande risco, pelos temendos tormentos infligidos à santa serva de Deus.”

Então, Águeda foi tirada dos carvões ardentes, com seu véu vermelho ainda íntegro, “e levada novamente para a prisão, onde abriu os braços e se dirigiu ao Senhor, dizendo: ‘Senhor, que me criastes e me protegestes desde a minha infância; na minha juventude, me fizestes agir com coragem; que me libertastes dos prazeres mundanos; que preservastes meu corpo da contaminação; que me fizestes vencer os tormentos do algoz, dos ferros, do fogo e das correntes; que me destes, entre os tormentos, a virtude da paciência, vos peço, agora, acolher o meu espírito, por que já é hora que eu deixe este mundo, segundo a vossa vontade, para gozar da vossa misericórdia’.  Ao pronunciar essas palavras, já com voz fraca, na presença de muitas pessoas, entregou seu espírito”. Era o dia 5 de fevereiro de 251.

Como Santa Inês, Águeda também permaneceu fiel a Cristo e no seu propósito de virgindade. Sua perseverança e confiança em Deus fez com que ela enfrentasse os grandes tormentos. 

A castidade como resposta ao amor de Cristo

Mas e hoje, o que essa santa tem a nos dizer? Fala de uma experiência profunda com o amor de Cristo que nos sustenta nas horas das adversidades, fala de uma confiança inabalável e da força da ação desse amor que nos dá a graça da perseverança. 

Leia mais: 

.: Castidade: um belo desafio para o jovem

.: O que é ser um santo?

.: Como fazer da santidade um caminho de felicidade?

.: Declare seu amor a Jesus Crucificado

Decidir-se pela castidade no mundo de hoje é um grande desafio, e exige uma perseverança diária e uma confiança na ação de Deus, pois somente por amor a Jesus Cristo que esse propósito tem um significado, tem um valor de eternidade. 

Quando fazemos a experiência do encontro com Cristo, gera em nós um desejo ardente de amá-Lo e de corresponder a esse amor, um amor que é exigente sim, que exige perseverança, mas que preenche todos os espaços vazios do nosso ser, e cria em nós uma confiança de que Jesus está conosco, e não nos abandona.

Marina de Jesus
Missionário Núcleo da Comunidade Canção Nova

O post A virgem que desafiou um império por amor a Cristo apareceu primeiro em Formação.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *