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A Associação Brasileira de Planos de Saúde (Abramge) e o Instituto de Pesquisa e Estudos da Sociedade e Consumo (IPS Consumo) firmaram nesta quinta-feira (21/11) um acordo para analisar, de forma qualitativa, as queixas relacionadas ao atendimento no setor. A iniciativa pretende reunir dados de diversas plataformas, como gov.br, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e os coletados pelo próprio Judiciário. Com essas informações, a ideia é fazer uma análise de quais são as causas que levam à insatisfação.
“A nossa busca agora é de entendimento. Quando nós tivermos substrato, aí a gente pode passar para propostas”, afirmou o presidente da Abramge, Gustavo Ribeiro. Para ele, conhecer as causas do problema é essencial para que a resolução possa ser efetiva.
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Como exemplo, ele citou a judicialização em torno da carência. “Precisamos saber o que leva a esses números. Será que pode haver falha na comunicação? Uma falha no entendimento que o consumidor tem sobre o produto?”, observou.
A presidente da IPS Consumo, Juliana Pereira, afirmou que dados reunidos serão publicizados no site da IPS e também da Abramge. De acordo com ela, não está ainda definido se, com o tempo, as conclusões serão divulgadas. “Mas é uma provocação. Talvez possamos fazer relatórios”,
A formalização da parceria foi nesta quinta-feira, primeiro dia do 28º Congresso da Abramge. O encontro se encerra dia 22/11, em São Paulo.