Adversários históricos, MDB e PP conversaram sobre aliança em Joinville

Spread the love

Foto: Luiz Veríssimo

Embora Anelísio Machado tenha sido lançado como candidato a prefeito ontem (28) na convenção de seu partido (PP) e Luiz Cláudio Gubert (MDB) na próxima sexta-feira (2), os dois partidos estão conversando sobre uma possível aliança em Joinville. Ontem, antes da convenção do PP na Sociedade Alvorada, Anelísio Machado confirmou as conversas em Florianópolis com Aldo Rosa e a executiva estadual do MDB. São dois adversários históricos pós-bipartidarismo não só em Joinville, mas no Estado.

Obstáculo

A inusitada aliança dificilmente irá se confirmar. Só depende do deputado estadual Fernando Krelling. Fontes do PP garantem que Anelísio Machado aceitaria ser vice do MDB, desde que o candidato seja Krelling. Outra alternativa seria o MDB concordar em indicar o vice de Anelísio Machado. “Nosso candidato não pode ser vice do desconhecido Gubert”, garantiu uma influente liderança progressista.

Maior coligação em Joinville

Foto: Luiz Veríssimo

Adriano Silva foi homologado candidato à reeleição em convenção que reuniu mais de três mil pessoas no salão principal da Expoville. Em outras salas, separadamente, ocorreram as convenções dos Republicanos, PSD, PSDB/Cidadania, PRB e Podemos. Se todos os cinco partidos e a federação PSDB/Cidadania indicarem candidatos para as 21 vagas de cada um, seriam 126 candidatos a vereador, mas segundo release distribuído pelo partido NOVO serão 90 candidatos. Por volta das 16 horas, todos os partidos apresentaram seus candidatos no palco principal. A surpresa foi o “mestre-cerimônia”, o secretário de governo Gilberto Leal, principal arquiteto da construção da aliança “Unidos Por Joinville”.

Frente ampla

Foto: Divulgação/PT

Carlito Merss (PT) não desistiu de formar o que chama de Frente Ampla com todos os partidos de esquerda em Joinville. Na sexta-feira, o pré-candidato a prefeito do PT reuniu os presidentes do PT, PV, PSOL e PDT. Emissários já ofereceram a vice para o pré-candidato a prefeito do PSB, mas Rodrigo Bornholdt está irredutível. Na noite de sábado (27) ele foi confirmado pela convenção do PSB ao lado de 20 candidatos a vereador. Não foi distribuído nenhuma foto do evento.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *