Agentes Sociais Mais Infância realizaram mais de 147 mil visitas a famílias em situação de vulnerabilidade social

Spread the love

Todos os dias os agentes sociais do programa Mais Infância Ceará saem de suas casas para ajudar as famílias cearenses em situação de vulnerabilidade a acessarem com dignidade seus direitos e benefícios sociais. Cada família representa um novo desafio, uma nova abordagem. Os agentes sociais atendem todo o Estado e, entre 2021 e 2024, realizaram 147.928 visitas domiciliares.

Esses profissionais atuam como uma ponte entre o Estado e os municípios, facilitando o acesso das famílias ao auxílio do Cartão Mais Infância e às políticas públicas de Assistência Social, tanto em nível municipal quanto estadual.

Há três anos, Janne Kelly é agente social na cidade de Reriutaba, onde visita famílias em situação de vulnerabilidade. Em uma das visitas que realizou, viu que os sorrisos das crianças e da mãe não estavam saudáveis, e logo atinou que era falta de acesso aos serviços básicos.

“Temos que sempre lembrar que visitamos famílias em situação de extrema vulnerabilidade e nosso papel é ajudá-los nesse caminho do acesso aos seus direitos. O cartão de vacinação das crianças também estava atrasado, a última vacina que eles tinham tomado foi em 2017, então, conversei com a mãezinha e fiz o encaminhamento deles para Unidade Básica de Saúde do município. Na visita seguinte, fiquei muito feliz de ver que as crianças já estavam com a vacinação em dia e tinham ido ao dentista”, lembra Janne Kelly, orgulhosa por ver a mudança naquela família, que passou a acessar seus direitos após a visita da agente social.

Em Mulungu, a agente social Maria Rosilene vem atendendo diversas famílias, e uma das histórias que mais a marcou foi a do menino Enzo, 3, que é autista. Rosilene conta que Fabíula é mãe solo e vive apenas com a renda do Bolsa Família e do Cartão Mais Infância. Quando fez a primeira visita na casa da Fabíola, na comunidade do Rio Nilo, Rosilene encontrou uma mãe ainda muito abalada pelo diagnóstico de autismo do filho.

“Fomos conversando e orientei que ela buscasse o Benefício de Prestação Continuada para o Enzo e o atendimento da rede socioassistencial, que chegaria junto com terapias, acompanhamento regular com psicólogos, fonoaudiólogo e psicopedagoga. Tudo foi dando certo e ela se sentindo cada vez mais segura em relação a todo o tratamento e cuidados que o Enzo precisava. Hoje, me sinto muito honrada de poder acompanhar e de estar junto da família deles em todo esse processo. Não é fácil, sobretudo para uma família em situação de vulnerabilidade, mas Fabíula é uma mãe incrível, muito presente e interessada em fazer sempre o melhor pelos seus filhos”, pontua a agente social.

“Eu sou muito grata porque quando a Rosilene chegou na minha casa eu estava perdida. Recebi um diagnóstico de autismo do Enzo e não sabia o que fazer, a quem pedir ajuda. A Rosilene me orientou, me ajudou em todo o processo de busca por atendimento e benefício, e até hoje nos acompanha com muita atenção e cuidados”, reforça Fabíula da Silva

A titular da Secretaria da Proteção Social (SPS), Onélia Santana, destaca que os agentes sociais têm um importante papel com o cuidado integral às famílias. “O Mais Infância Ceará é um programa que observa e cuida de diversas nuances das nossas famílias. Os agentes são fundamentais nesse processo de observar, aproximar de políticas públicas e, sobretudo, cuidar de nossas famílias”, destaca a secretária.

(*)com informação do Governo do Estado do Ceará

O post Agentes Sociais Mais Infância realizaram mais de 147 mil visitas a famílias em situação de vulnerabilidade social apareceu primeiro em Ceará Agora • As Notícias Mais Importantes de Fortaleza, Ceará, Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *