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O Airbnb está apoiando os esforços da “histórica” reforma tributária em curso no Brasil para melhorar o ambiente de negócios no Brasil, afirmou ao Jota o chefe global de políticas e comunicação da companhia, Jay Carney.
O executivo diz não conhecer a discussão em detalhes e evita a controvérsia sobre o risco de a carga tributária da empresa subir, especialmente em comparação com o setor hoteleiro. Mas salientou que, seja qual for o resultado final das discussões, a empresa vai cumprir as regras que forem definidas.
Carney diz estar otimista com o cenário do Brasil e da América Latina e as perspectivas para a operação da companhia no país. Ele destacou o forte crescimento da operação da plataforma no fim do ano passado, que dobrou no último trimestre de 2023 em comparação com 2019, período pré-pandemia.
Ele diz que o foco no Brasil hoje é em tornar a marca mais conhecida no país e consolidar o crescimento que tem sido concentrado no turismo interno. No ano passado, explica, cerca de 80% dos agendamentos foram de brasileiros visitando locais dentro do país. “Nós achamos os resultados encorajadores e estamos com muito foco no crescimento interno”, disse.
O executivo tenta mostrar tranquilidade com os episódios de restrições que condomínios estão impondo às locações de curta temporada via Airbnb. Ele diz não ver isso como um problema crescente e tampouco de necessidade de se mudar legislação.
Carney destaca que a empresa tem como prioridade garantir confiança e segurança nas operações e que, em mais de 1,5 bilhão de locações, os casos de problemas são muito pequenos. “Temos muitos passos para garantir a segurança, com tecnologia de identificação, linha de apoio à vizinhança”, diz.
Esse argumento da segurança (inclusive do ponto de vista de receber os pagamentos), aliás, é um dos que a plataforma tem usado para estimular que locadores e locatários continuem usando a plataforma para realizar negócios, em vez de fazer sem a intermediação.
Jay Carney conversou com o Jota após o Air Bnb Summer Release, evento no qual a companhia lançou novidades em sua atuação. Entre elas, a categoria “icônicos”, com 11 “experiências” de hospedagem que remetem a nomes da cultura, arte, cinema, entre outros. Entre elas, estão a possibilidade de dormir no museu D´Orsay e ver a abertura das Olimpíadas de 2024, ou na sede da Ferrari em Maranello numa cama cercada de carro, ou ainda na casa que replica a animação vencedora do Oscar UP, que é levantada inteira por um guindaste no Novo México.
Também foram apresentadas novas funcionalidades da plataforma, como a que prevê a possibilidade de reservas e gerenciamento delas em grupo. A iniciativa visa suprir uma lacuna que havia na plataforma, onde cerca de 80% das operações são para viagens de grupo, mas tudo tinha que ser feito por uma única pessoa, por não haver tal funcionalidade.
Carney destacou que o projeto icônicos não se esgota nos 11 apresentados nessa quarta-feira e diz que o Brasil está no radar para sediar uma das iniciativas, mas sem sinalizar quando isso deve ocorrer.
O jornalista viajou a Los Angeles a convite do Airbnb