No mundo atual, a percepção das dificuldades não pode mais se dissociar do remanejamento dos quadros funcionais.
Pensando mais a longo prazo, a percepção das dificuldades possibilita uma melhor visão global dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

pensamento do dia

Assim mesmo, a complexidade dos estudos efetuados ainda não demonstrou convincentemente que vai participar na mudança dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

Alunos de E.E. Municipalizada de Cabo Frio participam de diversas atividades na 33ª Semana Teixeira e Souza

Spread the love

A Escola Estadual Municipalizada Teixeira e Sousa, no bairro Boca do Mato, em Cabo Frio, recebeu nesta segunda-feira (25), as atividades da 33ª Semana Teixeira e Sousa que visa incentivar a literatura, poesia e cultura do romancista cabo-friense que dá nome à unidade educacional. Entre as atividades, o que se destacou foi à batalha de rima realizada na quadra da escola onde os alunos se reuniram para rimar e falar sobre o escritor.

Em 2024, o tema da maior semana literária de Cabo Frio é “Ialodês e Jacinta na vida e na literatura de Teixeira e Sousa”, ressaltando o poder da luta pelos direitos e reconhecimento da igualdade e questionamentos do século 19 que refletem na sociedade até os dias atuais. O assunto ainda reflete uma discussão sobre o papel da mulher, a mulher negra na escravidão e suas lutas, personificada no papel de Jacinta, para conseguir escolher seu marido, suas roupas e seu futuro.

Além da batalha de rima, o muro da Escola Estadual Municipalizada Teixeira e Sousa recebeu uma arte diferente que vai colorir os corredores da instituição. O grafite foi realizado em parceria com os alunos e visa pintar Jacinta, uma mulher negra que o autor personificou e escreveu sobre suas lutas e desafios em “A Providência”, em 1853.

Segundo o secretário de cultura, Márcio Sampaio, a realização da Semana Teixeira e Sousa é muito importante para a cultura de Cabo Frio e para o reconhecimento do autor como romancista.

“Antônio Gonçalves Teixeira e Sousa foi um poeta e reconhecido como primeiro romancista negro em Cabo Frio e isso é importantíssimo para nossa cultura. É essencial que as pessoas conheçam as obras do autor cabo-friense e se interessem pela literatura brasileira. E as atividades nas escolas é um primeiro passo para construir um futuro com mais conhecimento”, reafirmou Marcio.

Final de semana da 33ª Semana Teixeira e Sousa

No sábado (23), na Praça Porto Rocha, teve sarau literário da Associação de Letras e Artes de Cabo Frio (Alacaf); uma conversa sobre mulheres cabo-frienses que empoderaram Meri Damaceno; lançamento do livro “Encantador do Amanhecer”, do autor O’Rosa Rodrigues; apresentação do grupo musical “As Ventarolas” e para finalizar as atividades da noite, no Museu e Casa de Cultura José de Dome (Charitas), o recital Jovens Pianistas emocionou com a apresentação de “Chiquinha Gonzaga, a mulher a frente do seu tempo” da pianista Yuka Shimizu.

No domingo (24), o evento chegou até o bairro da Passgem, na Praça São Benedito com a apresentação do sarau poético Flores Literárias; apresentação circense com a palhaça Bia Sampaio; lançamento do livro “Maria Costureira” com apresentação e contação de história com Sá Soraya; oficina interativa com Simone Castro; lançamento do livro histórico de “Cabo Frio na rota da escravidão” do autor Pierre de Cristo e apresentação musical Luíza Dionízio sobre “A voz negra”.

O que ainda vai rolar na 33ª Semana Teixeira e Sousa

Ainda sobre a programação do evento, na terça-feira (26), quem recebe as atividades é o bairro Jardim Esperança. As festividades e comemorações serão realizadas na Praça Agenor do Santos, onde o ponto alto será uma roda de saberes, às 9h30 e 14h30, que tem como tema: “O rap como instrumento de transformação sociocultural”, com um convidado mais que especial, MC Marechal.

O rapper é conhecido pela idealização e divulgação da Batalha do Conhecimento que visa valorizar o conteúdo das rimas em batalhas de rap. Ao invés de ficar com trocação de farpas e ridicularizações, atacando ao rival, no que são conhecidas como “batalhas de sangue”, a batalha propõe enfatizar rimas sobre novos conceitos, educação, cultura, política e outros assuntos.

A roda de conversa também recebe a participação de rappers locais como Johw e GB7.

No CIEP 458 – Hermes Barcelos, às 19h, vai rolar Batalha Teixeira e Sousa com convidados mais que especiais: Mcs Adrien, GB7, Faiska, Novice, Camilla Red, Rog, Garcia e Free.

O post Alunos de E.E. Municipalizada de Cabo Frio participam de diversas atividades na 33ª Semana Teixeira e Souza apareceu primeiro em RC24H.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *