Análise – Horizon Chase 2

Spread the love

Um dos estúdios mais promissores do Brasil, Aquiris, traz a nostalgia de volta para os jogadores de Xbox com Horizon Chase 2, que é a sequência do considerado sucessor espiritual da lenda Top Gear.  Para quem não conhece o estúdio, ele chegou de mansinho e, facilmente, é um dos estúdios mais bem estruturados do Brasil, podendo bater de frente com outros estúdios do mundo, no cenário dos indies.

Recentemente tive a oportunidade de jogar essa pérola do mundo dos jogos, que caso você ame os grandes clássicos de corrida, não poderá perder. Será que Horizon Chase 2 conseguiu trazer algo diferente ou fez mais do mesmo? Descubra em nossa análise a seguir.

Nostalgia pura

Pra quem ainda não conhece a franquia Horizon Chase, se trata de um jogo de corrida arcade, semelhante aos grandes clássicos dos anos 90, que marcaram época com uma jogabilidade viciante e um trilha sonora que conquista os jogadores até hoje.

Assim como no primeiro jogo, a nostalgia reina aqui, com a mesma jogabilidade desses jogos. Corra até a linha da chegada e use o turbo na hora certa para conseguir passar seus adversários, mas cuidado com as curvas fechadas.

Uma evolução necessária

Horizon Chase 2  recebeu melhorias interessantes, que alguns podem pensar que são a mesma coisa, mas não são. Principalmente no quesito da jogabilidade, sinto que os comandos ficaram mais precisos, deixando tudo mais fluído e sem forçar o erro do jogador por conta de mecânicas mais duras.

A direção de arte também evoluiu bastante, trazendo contornos mais modernos, saindo um pouco da sombra de sua inspiração para um estilo próprio. Sobre a trilha sonora, ela continua incrível, ampliando a quantidade de músicas únicas, que se diferenciam em mixagens que combinam com as diferentes localidades.

As diferenças climáticas também ficaram bem fortes nessa sequência, incluindo chuva, gelo, tempestades de areia e ainda um vulcão em erupção, ou seja, tudo mais épico.

Garagem enxuta

Em Horizon Chase 2 não temos uma quantidade insana de carros, comparado a outros jogos do gênero, mas isso meio que não é algo ruim, pois nossa garagem atende perfeitamente as diferentes corridas, sejam elas com mais retas ou curvas.

A qualidade sobressai a quantidade, pois todos os carros possuem seu valor, então você será representado por todo tipo de possante, desde exóticos, tuners, muscle cars e até mesmo SUVs.

Cada carro pode ser melhorado com peças, que são desbloqueadas através das medalhas que conquistamos durante as corridas. Além disso, os carros  ganham experiência, e consequentemente níveis, então algumas peças ficam disponíveis para alguns níveis, cabe a você ganhar XP para melhor seu carro.

Os carros podem ser customizados com moedas in game, que também são conquistadas durante as corridas ou através de premiações. No começo temos poucas opções de carros, mas isso vai aumentando conforme avançamos por alguns eventos.

Conteúdo diverso

Um dos principais atrativos de Horizon Chase 2 é o seu conteúdo diverso, que entretém o jogador com várias possibilidades. Começando pelo World Tour, que é um modo carreira bem divertido, no qual o jogador deve vencer em várias corridas pelo mundo. O mais legal desse modo é que podemos conhecer diversas localidades, com destaque para algumas cidades no Brasil que não apareceram no primeiro jogo em locais únicos como Marrocos, Indonésia e Japão.

Além de vencer nas corridas, o jogador pode completar desafios extras, como coletar medalhas durante a corrida, algo que complementa a experiência.

O segundo modo mais interessante são as Copas, que são campeonatos por pontos corridos, no qual devermos competir em várias localidades. A grande novidade fica para o tão solicitado modo online, que possui corridas privadas ou aleatórias, algo que achei bem interessante para a longevidade do jogo.

A curva de dificuldade para todos os modos é bem interessante, pois acompanha sua evolução tanto nos carros quanto no aprendizado. Então recomendo fazer o modo World Tour primeiro, para depois partir para Copas e modo online.

Opinião

Horizon Chase 2 é uma evolução, tanto na parte técnica, ao trazer gráficos mais modernos e som cheio de mixagens interessantes, quanto na jogabilidade, que está muito mais precisa. A variedade de pistas e modos de jogo nos entretém por muito tempo, com destaque para o modo World Tour, que leva o jogador para várias localidades do mundo, além do novo modo online que é bem decente e intuitivo.

Os carros possuem mais qualidade do que quantidade, então espere por possantes que realmente você vai usar, e não somente criar uma enorme coleção. A quantidade de upgrades é bem interessante, fazendo aquela diferença na hora da pilotagem, assim como esteticamente também possuímos várias opções de cores, rodas e carrocerias.

Horizon Chase 2 continua a ser uma bela homenagem aos grandes clássicos de corrida arcade. Aperte o turbo e prepare-se para mais diversão.

Plataformas: Xbox One e Xbox Series X|S
Publicado por: Epic Games
Desenvolvido por: Aquiris Game Studio
Data de lançamento: 30/05/2024
Opções de compra: Microsoft Store

*O jogo foi cedido gentilmente pela Aquiris Game Studio para a realização desta análise.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *