No mundo atual, a percepção das dificuldades não pode mais se dissociar do remanejamento dos quadros funcionais.
Pensando mais a longo prazo, a percepção das dificuldades possibilita uma melhor visão global dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

pensamento do dia

Assim mesmo, a complexidade dos estudos efetuados ainda não demonstrou convincentemente que vai participar na mudança dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

Análise – Legacy of Kain: Soul Reaver I & II Remastered

Spread the love

Legacy of Kain: Soul Reaver é uma das franquias mais amadas dos jogos, pois, na época, trazia a temática de vampiros, que estava em alta nos cinemas, mas com um grande diferencial: Raziel, um vampiro devorador de almas que podia transitar entre os dois planos, dos vivos e dos mortos, algo bem interessante para a época.

Por muitos anos, os fãs da franquia sonhavam com o retorno de Raziel e Kain, seja com uma sequência ou um remake. Com o trabalho bem desenvolvido da Aspyr no remaster dos Tomb Raiders clássicos, era apenas uma questão de tempo para que a Crystal Dynamics também apostasse na franquia Soul Reaver.

Em dezembro de 2024, foi lançado Legacy of Kain: Soul Reaver I & II Remastered, proporcionando-nos a oportunidade de reviver esses clássicos. Será que valeu a pena? Descubra a seguir em nossa análise.

De volta a Nosgoth

A história de Raziel começa logicamente no primeiro jogo da coletânea, mostrando o que aconteceu com o vampiro, que ao ganhar asas, é humilhado e jogado em um abismo, sendo levado para o plano espiritual. Só que o destino agiria a favor de Raziel, pelo menos de inicio, o transformando em um verdadeiro ceifador de almas.

A história de Soul Reaver se incorpora com toda a lore da franquia Legacy of Kain, que é ambientada no mundo de Nosgoth, inclusive que recebeu uma espécie de MMO, mas que não deu muito certo. A lore da franquia é incrível, e realmente dá vontade de investigar tudo, para saber mais e mais sobre o passado desse mundo peculiar.

Nesta coletânea dividida em dois jogos, descobrimos quem foi Raziel no passado, o que levou Kain a fazer o que fez e tudo o que está envolvido. Infelizmente, ficou faltando o Legacy of Kain: Defiance, que é o desfecho da história, então, para mim, foi um ponto negativo não terem incluído esse jogo também.

Soul Reaver I

A história do primeiro Soul Reaver é incrível, pois ganhamos conhecimento da lore da saga Legacy of kain, principalmente se você não conhece os jogos da saga Blood Omen, que foi o meu caso, pois o mesmo são muito datados.

A história é cheia de reviravoltas e questionamentos, pois tudo leva a vingança contra Kain e seus ex companheiros de facção, mas acabamos em uma história muito maior do que uma guerra de ego.

Legacy of Kain: Soul Reaver I  é um jogo incrível, ainda que se tenha passado 25 anos, então devemos tratar o clássico como tal. A versão remasterizada caprichou na revitalização, ainda que não seja tão gritante quanto o segundo, que realmente parece ter ganhado mais atenção, trazendo ainda mais detalhes a tona. Confesso que achei o jogo um pouco escuro em certos mapas, algo que não sei se foi de proposito ou realmente foi uma falta de capricho.

A jogabilidade melhorou muito em seus ajustes finos, além é claro de trazer um mapa, que auxilia na hora de ir de um canto para o outro, algo que faremos com uma certa frequência. A brutalidade dos golpes de Raziel era incrível para a época e continua sendo algo divertido, pois podemos pegar armas de contato ou jogar os inimigos na agua ou na luz para eliminarmos, afinal são criaturas da noite.

Os puzzles continuam bem feitos, sendo mais fáceis de se resolver, afinal como o jogo está mais rápido e com texturas mais bem definidas, fica mais fácil de entender o que precisa ser feito.

Além do problema de iluminação, encontrei alguns bugs bem chatos de cenário, algo que não deveria acontecer.  Outra questão que não curti foram as animações em CG, pois se destoam da qualidade da remasterização.

Soul Reaver II

Em Legacy of Kain: Soul Reaver II  continuamos nossa busca por vingança contra Kain, que consegue viajar no tempo, cabendo a Raziel seguir em seu encalço. Dessa vez, temos a oportunidade de saber mais sobre o passado de Raziel e também da espada Soul Reaver. Além disso, temos uma visão mais clara do passado de Nosgoth.

Diferentemente do primeiro jogo, aqui somos enviados para outros períodos da história, mexendo com diferentes linhas do tempo, que nos fazem conhecer personagens importantes do passado de Nosgoth.

A quantidade de armas e recursos são maiores no segundo jogo, mostrando uma evolução, até mesmo das mecânicas da Soul Reaver, que é a espada de Raziel.


A remasterização dessa versão ficou melhor, mostrando um salto ainda maior de qualidade, principalmente nos gráficos e design de personagens. A jogabilidade foi otimizada, pois com o poder da geração atual, o jogo roda suave e sem engasgos.

Diferentemente do primeiro jogo, aqui não temos como salvar manualmente, algo que acho um problema, pois podem ocorrer problemas com salvamento de progresso.

Som de qualidade

Legacy of Kain: Soul Reaver I & II Remastered também melhorou sua trilha sonora, mas sem deixar de lado o tom da época. Inclusive se você jogar com um Headphone vai se surpreender com algumas músicas muito bem remixadas.

A falta de legendas em Português do Brasil é um grande pecado, visto que o jogo possui muitos diálogos importantes e um base de fãs brasileiros que ansiavam por essa adição.

A comunidade do PC se mobilizou em incluiu legendas por conta própria, mas no console ainda não obteve o mesmo recurso, algo que depende das empresas responsáveis.

Opinião

Legacy of Kain: Soul Reaver I & II Remastered é uma boa pedida para quem é fã da franquia, e sente falta das aventuras de Raziel em Nosgoth. Não ter o terceiro jogo foi um grande erro, o que agregaria ainda mais valor a coletânea. Em contrapartida, para quem nunca jogou a saga pode achar o combate um pouco datado, mesmo que os jogos forneçam muitos recursos, afinal são jogos de outros tempos.

Ambos os jogos possuem histórias incríveis, com uma lore muito intrigante e que vai gerar curiosidade para ir seguindo a sua jornada. O primeiro jogo serve mais para introduzir o mundo de Nosgoth, além, é claro, de pavimentar o caminho de vingança de Raziel. O segundo serve para buscar repostas e mais do passado de Raziel e do mundo de Nosgoth, além de mudar a jogabilidade para algo mais dinâmico. Os puzzles também foram melhorados, exigindo mais empenho do jogador.

A Aspyr tem feito um ótimo trabalho em remasterizações, se especializando para as IPs da Crystal Dinamics. Podemos esperar por mais jogos dessa empresa tão especial.

Legacy of Kain: Soul Reaver I & II Remastered  é mais uma prova que certas franquias não deveriam ficar congeladas na geladeira. Espero que realmente lancem um remake ou uma continuação dessa franquia tão diferente.

Nossa nota para Legacy of Kain: Soul Reaver I & II Remastered

Plataformas: Xbox One e Xbox Series X|S
Publicado por: Aspyr
Desenvolvido por: Aspyr
Data de lançamento: 10/12/2024
Opções de compra: Microsoft Store

*O jogo foi cedido gentilmente pela Aspyr para a realização desta análise.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *