No mundo atual, a percepção das dificuldades não pode mais se dissociar do remanejamento dos quadros funcionais.
Pensando mais a longo prazo, a percepção das dificuldades possibilita uma melhor visão global dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

pensamento do dia

Assim mesmo, a complexidade dos estudos efetuados ainda não demonstrou convincentemente que vai participar na mudança dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

Anvisa aprova registro de primeira vacina para prevenção de bronquiolite em bebês

Spread the love

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) registrou a vacina Abrysvo, da farmacêutica Pfizer, a primeira destinada ao combate em bebês ao vírus sincicial respiratório (VSR), principal causador de bronquiolite infantil. A autorização do registro foi publicado na manhã desta segunda-feira (1/4) no Diário Oficial da União (DOU).

Segundo a Anvisa, o imunizante está indicado para a prevenção da bronquiolite em crianças desde o nascimento até os primeiros 6 meses de vida, por imunização ativa em gestantes, o que significa que o imunizante não é aplicado diretamente nos bebês. Ou seja, para gerar a proteção aos bebês, a vacina é aplicada nas mães, durante o segundo ou terceiro trimestre da gestação.

A vacina Abrysvo é descrita pela Anvisa como bivalente, pois é composta por dois antígenos da proteína de superfície F do VSR. A administração do imunizante é intramuscular e o esquema posológico envolve a aplicação de uma única dose.

”Como todo medicamento, foram observados alguns efeitos colaterais na administração do imunizante, sendo os mais comuns: dor no local da vacinação, dor de cabeça e dor muscular”, destacou a Anvisa em nota. ”Ainda assim, a totalidade das evidências apresentadas à Anvisa foi capaz de demonstrar que os benefícios da vacina são superiores aos seus riscos”, pontuou.

Em dezembro de 2023, a Agência já havia autorizado o registro da vacina Arexvy (GlaxoSmith Kline), também destinada à prevenção de doenças causadas pelo VSR, porém com indicação restrita à população com idade superior a 60 anos.

O que é a bronquiolite

A bronquiolite é uma inflamação dos brônquios e atinge principalmente os bebês menores de dois anos de idade e é mais comum no inverno. Sua principal forma de contaminação é por meio de secreções respiratórias e por contato.

Os sintomas iniciais da bronquiolite são similares aos de um resfriado, sendo os mais comuns: tosse, obstrução nasal e coriza, provocando também uma espécie de ”chiado” no peito.

Não existe um tratamento específico para a bronquiolite, sendo possível apenas a realização de tratamentos sintomáticos, como o uso de antitérmicos em caso de febre, e lavagem nasal, em caso de coriza. A internação por conta da doença ocorre apenas quando a criança necessita de cuidados mais específicos no hospital.

Para reduzir os riscos e prevenir a bronquiolite, o Ministério da Saúde recomenda que se evite o contato ou exposição da criança com outra pessoa já contaminada pela doença; reforçar os cuidados básicos de higiene, como a lavagem das mãos com água e sabão, o uso de álcool em gel; limpeza dos objetos de podem estar contaminados, como os brinquedos das crianças, por exemplo; e deixar os ambientes mais ventilados para melhor circulação do ar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *