Após 13 anos de espera, população lota área do Gargalheiras para aguardar sangria

Spread the love

No Seridó, a expectativa parece de final da Copa do Mundo. Nos quatro cantos do Rio Grande do Norte só se fala na “sangria” do Açude Gargalheiras, localizado no município potiguar de Acari, que está cada vez mais perto de acontecer. De acordo com a última medição, agora faltam apenas 12 cm para o transbordamento, segundo o Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (Igarn).

De acordo com o órgão, o açude Marechal Dutra, conhecido como Gargalheiras, acumula 43.239.426 m³ no início da manhã desta quarta-feira (3), percentualmente, 97,33% da sua capacidade total, que é de 44.421.480,38 m³. A expectativa é de que uma nova medição seja realizada até o início da tarde.

No local, a expectativa entre moradores da região e de todo o Estado é grande. A noite e madrugada foi de muita movimentação próximo à parede do reservatório. Muitos potiguares estão viajando, saindo das suas cidades para esperar o ‘fenômeno da sangria’ acontecer. O município instalou nova iluminação no entorno do Gargalheiras, os comerciantes montaram suas estruturas para venda de alimentos e bebidas e teve até muito forró. Uma festa como a ocasião merece.

A última vez que o Gargalheiras atingiu a capacidade máxima foi há treze anos, em meados de 2011. Inaugurado em 1959, o açude já ‘sangrou’ 29 vezes. Se o nível de água continuar subindo entre 1,5cm a 2cm, como vem acontecendo, a expectativa é de que a capacidade máxima seja atingida no início da tarde desta quarta-feira (3). Se chover na região, esse horário pode ser adiantado.

VAI TER FESTA

Em comemoração ao espetáculo aguardado há 13 anos, a Prefeitura Municipal de Acari já preparou e anunciou, em sua página oficial, a “Festa da Sangria” para este domingo (7). Será a partir do meio-dia, no Gargalheiras, com Giullian Monte, Bruno Martins e Giannini Alencar, na quadra. E no pranchão, Banda Feras, fazendo o percurso Gargalheiras/Acari.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *