No mundo atual, a percepção das dificuldades não pode mais se dissociar do remanejamento dos quadros funcionais.
Pensando mais a longo prazo, a percepção das dificuldades possibilita uma melhor visão global dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

pensamento do dia

Assim mesmo, a complexidade dos estudos efetuados ainda não demonstrou convincentemente que vai participar na mudança dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

Após reuniu com líderes no Senado, Governo abrirá debate com prefeitos sobre novo modelo de desoneração

Spread the love

O impasse sobre a desoneração da folha salarial abre a agenda política desta semana, em Brasília, com a decisão do Governo Federal em discutir um novo modelo de contribuição previdenciária dos municípios com até 156 mil habitantes.

Representantes do Governo Federal e líderes do Senado se reuniram, nessa segunda-feira, para discutir a abertura de uma solução para o fim do impasse com a desoneração. O repórter Ednardo Lemos fala, no Jornal Alerta Geral, sobre o conflito da desoneração fiscal.

CONTRIBUIÇÃO DE 8%


A atual contribuição previdenciária dos municípios é de 8% e os prefeitos não abrem mão desse percentual, enquanto o Governo se opõe à manutenção dessa alíquota por representar, em 2024, um rombo de R$ 11 bilhões para os cofres do INSS. Para o gestores municipais, a redução da alíquota permite maior equilíbrio das contas das prefeituras.

NOVO MODELO DE CONTRIBUIÇÃO


A desoneração da folha salarial dos municípios gera impasse entre Governo, Congresso Nacional e Municípios. O Congresso aprovou, em 2023, a alíquota de 8%, o presidente Lula vetou a proposta e os deputados e senadores derrubaram o veto.

Em dezembro de 2023, o Executivo enviou ao Legislativo uma Medida Provisória que acabava com a desoneração da folha salarial da iniciativa privada e dos municípios.

As lideranças empresariais dos setores que mais geram empregos pressionaram e o Governo recuou na reoneração, mas manteve no texto da MP o fim do benefício para os municípios. Os prefeitos protestaram e, no final de março de 2024, o presidente do Senado,Rodrigo Pacheco, manteve a alíquota de 8%.

JORNAL ALERTA GERAL


O Jornal Alerta Geral é gerado pela FM 104.3- Expresso Grande Fortaleza, tem transmissão pela Internet e pelas emissoras de rádio do Sistema Ceará Agora de Comunicação e da Rede Somzoom Sat.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *