No mundo atual, a percepção das dificuldades não pode mais se dissociar do remanejamento dos quadros funcionais.
Pensando mais a longo prazo, a percepção das dificuldades possibilita uma melhor visão global dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

pensamento do dia

Assim mesmo, a complexidade dos estudos efetuados ainda não demonstrou convincentemente que vai participar na mudança dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

Argentinos representam 22% dos turistas nas praias de Santa Catarina

Spread the love
Fecomércio avalia ocupação e gastos de turistas nos principais balneários catarinenses (Divulgação)

Os argentinos representam 22% dos turistas que visitaram os balneários catarinenses nas duas primeiras semanas do ano. O número mais que dobrou em relação à temporada passada, quando eles eram 10%. Os dados foram publicados pelo jornal Folha de S. Paulo e fazem parte da Pesquisa de Verão realizada pela Fecomércio SC.

Em relação ao total de estrangeiros em terras catarinenses, a fatia de argentinos é ainda maior: 81%. Os outros 19% são ocupados por uruguaios, chilenos, paraguaios, portugueses e norte-americanos. O principal responsável pela invasão estrangeira é o câmbio. Com a desvalorização de 27% da moeda brasileira em 2024, ficou mais atrativo para os argentinos passar as férias por aqui. Além disso, os argentinos também estão lidando com uma escalada dos preços frente ao dólar, o que faz com que veranear no litoral de Santa Catarina seja mais barato do que em cidades como Mar del Plata, por exemplo.

Para o presidente da Fecomércio SC, Hélio Dagnoni, outro dado importante é o aumento do gasto médio dos turistas estrangeiros. Nesta temporada, a alta é de 37% em relação ao mesmo período de 2024, saltando de R$ 8.416 para R$ 11.532.

“Os argentinos voltaram com tudo. Essa temporada está lembrando os anos 1990, quando havia a paridade entre o peso e o dólar, o que fazia com que eles tivessem grande poder de compra e lotassem todos os anos o nosso litoral”, afirma.

Aumento do número de voos

Também contribuiu para esse movimento o crescimento da malha aeroviária. Apenas no aeroporto de Florianópolis, a concessionária responsável anunciou um aumento de 63% nos voos para essa temporada. Além disso, dois novos destinos internacionais passaram a ter ligação direta com a capital catarinense em 2024: Portugal e Panamá, de onde é possível fazer escala para destinos nos Estados Unidos e no Caribe.

“Embora a maioria dos estrangeiros siga chegando pela via rodoviária, esse crescimento dos voos foi bastante importante. Hoje, durante a temporada, nós temos ligação direta com nove cidades de sete países diferentes”, celebra Dagnoni.

Os voos internacionais com chegada e partida de Florianópolis são para as cidades Buenos Aires, Rosario, Córdoba, Santiago, Montevidéu, Assunção, Lima, Lisboa e Panamá.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *