No mundo atual, a percepção das dificuldades não pode mais se dissociar do remanejamento dos quadros funcionais.
Pensando mais a longo prazo, a percepção das dificuldades possibilita uma melhor visão global dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

pensamento do dia

Assim mesmo, a complexidade dos estudos efetuados ainda não demonstrou convincentemente que vai participar na mudança dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

Audiência discute concessão inédita da Hidrovia do Rio Paraguai

Spread the love
Rio Paraguai, Corumbá - MS

O Brasil poderá contar com a primeira concessão hidroviária do país, referente à Hidrovia do Rio Paraguai. Se aprovada, a previsão é de um aumento expressivo na movimentação de cargas, podendo atingir entre 25 e 30 milhões de toneladas anuais até 2030.

A hidrovia cobre um trecho de 600 km entre Corumbá e Porto Murtinho, no sul de Mato Grosso do Sul. O projeto prevê um investimento inicial de R$ 63,9 milhões nos primeiros cinco anos, focado na infraestrutura e segurança da navegação.

A audiência pública para discutir a iniciativa ocorreu nesta terça-feira (6), na sede da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), em Brasília, em parceria com o Ministério de Portos e Aeroportos (Mpor).

Segundo o Mpor, o modal hidroviário tem custo inferior ao do transporte rodoviário e ferroviário, sendo uma alternativa sustentável para a exportação de grãos, minérios e outros produtos.

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, destacou a importância do projeto:

“Essa hidrovia será fundamental para avançarmos no escoamento inédito de ferro no Brasil, além de ampliar o transporte de outros insumos. Também representa um atrativo estratégico para a região.”

A concessão, com duração de 15 anos e possibilidade de prorrogação, visa melhorar a logística de transporte, reduzir as emissões de gases de efeito estufa e aumentar a eficiência no escoamento da produção local.

O modelo pode servir de referência para outras concessões hidroviárias, impulsionando investimentos privados e reduzindo custos logísticos para o agronegócio e a indústria.

Próximos passos da concessão:

Consulta Pública: 1º trimestre
Envio ao TCU: 2º trimestre
Leilão: 4º trimestre

O post Audiência discute concessão inédita da Hidrovia do Rio Paraguai apareceu primeiro em Canal Rural.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *