CONFIRA ESSAS EMPRESAS
SEGURO PARA MOTORISTA DE APP
COMECE HOJE MESMO
CLASSIFICADOS
ABRIR O CATÁLOGO DE MÁQUINAS
TUDO SOBRE SEGURO DE VIDAS
ALUGUEL TEMPORADA GUARAPARI PRAIA DO MORRO ES
O IMÓVEL É UMA COBERTURA NA PRAIA DO MORRO ES LINK A BAIXO VALOR DA DIÁRIA 500R$
NÚMERO DE DIÁRIAS MINIMO 3
QUERO SABER + / CONTATO DO IMÓVEL
QUERO SABER SOBRE O CAVALO COMO COMPRAR
O melhor da web
GANHE DINHEIRO NO AIRBNB
DRA LARISSA
CONFIRA O CANAL
CONFERIR PERFIL NO LinkedIn
![](https://espiritosanto-es.com.br/wp-content/uploads/2024/03/geobnk.jpg)
CONFERIR
![Rio Paraguai, Corumbá - MS](https://imagens-cdn.canalrural.com.br/2025/02/reparos-ponte-sobre-o-Rio-Paraguai-Foto-Saul-Schramm-28-730x480-1.jpg)
O Brasil poderá contar com a primeira concessão hidroviária do país, referente à Hidrovia do Rio Paraguai. Se aprovada, a previsão é de um aumento expressivo na movimentação de cargas, podendo atingir entre 25 e 30 milhões de toneladas anuais até 2030.
A hidrovia cobre um trecho de 600 km entre Corumbá e Porto Murtinho, no sul de Mato Grosso do Sul. O projeto prevê um investimento inicial de R$ 63,9 milhões nos primeiros cinco anos, focado na infraestrutura e segurança da navegação.
- Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!
A audiência pública para discutir a iniciativa ocorreu nesta terça-feira (6), na sede da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), em Brasília, em parceria com o Ministério de Portos e Aeroportos (Mpor).
Segundo o Mpor, o modal hidroviário tem custo inferior ao do transporte rodoviário e ferroviário, sendo uma alternativa sustentável para a exportação de grãos, minérios e outros produtos.
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, destacou a importância do projeto:
“Essa hidrovia será fundamental para avançarmos no escoamento inédito de ferro no Brasil, além de ampliar o transporte de outros insumos. Também representa um atrativo estratégico para a região.”
A concessão, com duração de 15 anos e possibilidade de prorrogação, visa melhorar a logística de transporte, reduzir as emissões de gases de efeito estufa e aumentar a eficiência no escoamento da produção local.
O modelo pode servir de referência para outras concessões hidroviárias, impulsionando investimentos privados e reduzindo custos logísticos para o agronegócio e a indústria.
Próximos passos da concessão:
Consulta Pública: 1º trimestre
Envio ao TCU: 2º trimestre
Leilão: 4º trimestre
O post Audiência discute concessão inédita da Hidrovia do Rio Paraguai apareceu primeiro em Canal Rural.