No mundo atual, a percepção das dificuldades não pode mais se dissociar do remanejamento dos quadros funcionais.
Pensando mais a longo prazo, a percepção das dificuldades possibilita uma melhor visão global dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

pensamento do dia

Assim mesmo, a complexidade dos estudos efetuados ainda não demonstrou convincentemente que vai participar na mudança dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

Bahia registra primeiro caso de cólera no Brasil após 18 anos

Spread the love

 

Una persona examina un cultivo de bacterias ‘vibrio cholerae’. GETTY

Um homem de 60 anos foi diagnosticado com cólera autóctone em Salvador, Bahia, marcando o primeiro caso do tipo no Brasil em 18 anos. O paciente não viajou para áreas afetadas ou teve contato com pessoas infectadas, o que levantou preocupações sobre a propagação da doença.  

CONFIRMAÇÃO DO CASO: O caso foi confirmado pelo Ministério da Saúde após exames laboratoriais que identificaram a bactéria Vibrio cholerae O1 Ogawa. Em nota, a Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente informou que duas semanas antes ele havia feito uso de antibiótico para tratamento de outra patologia.

NÃO HÁ SURTO, DIZEM AUTORIDADES: As autoridades de saúde também afirmaram que o caso é isolado, não desencadeou surto na cidade, e medidas preventivas estão sendo tomadas.

“Trata-se de um caso isolado, tendo em vista que não foram identificados outros casos, após a investigação epidemiológica realizada pelas equipes de saúde locais junto às pessoas que tiveram contato com o paciente”, informou o Ministério da Saúde, por meio de nota técnica.

FORMAS DE TRANSMISSÃO: A cólera é transmitida por água ou alimentos contaminados e causa diarreia grave e desidratação rápida.  O período de transmissão da doença é de um a dez dias após a infecção. Entretanto, para as investigações epidemiológicas, no Brasil, está padronizado o período de até 20 dias por margem de segurança.

PREVENÇÃO: A prevenção da cólera envolve higiene adequada, tratamento de água e alimentos, e atendimento médico imediato em caso de sintomas.

HISTÓRICO NO BRASIL: No Brasil, os últimos casos autóctones de cólera ocorreram em Pernambuco nos anos de 2004 e 2005, com 21 e cinco casos confirmados, respectivamente. A partir de 2006, não houve casos de cólera autóctones, apenas importados, sendo um de Angola, notificado no Distrito Federal (2006); um proveniente da República Dominicana, em São Paulo (2011); um de Moçambique, no Rio Grande do Sul (2016); e um da Índia, no Rio Grande do Norte (2018).

The post Bahia registra primeiro caso de cólera no Brasil após 18 anos first appeared on Notícias da Lapa.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *