No mundo atual, a percepção das dificuldades não pode mais se dissociar do remanejamento dos quadros funcionais.
Pensando mais a longo prazo, a percepção das dificuldades possibilita uma melhor visão global dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

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Assim mesmo, a complexidade dos estudos efetuados ainda não demonstrou convincentemente que vai participar na mudança dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

Balsas e rebocadores farão a travessia de veículos entre o MA e TO

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ponte rio Tocantins
Foto: Bombeiros Militar/ Governo do Tocantins

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) publicou no Diário Oficial da União a contratação das balsas para travessia de pedestres e veículos pelo Rio Tocantins, entre Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA).

Em dezembro de 2024, a ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, na BR – 226, que ligava os dois municípios, desabou provocando a morte de 14 pessoas – três ainda seguem desaparecidas.

A região é um importante corredor logístico para o agronegócio. Pelo local caminhões levam produtos como a soja para diversos terminais.

O contrato foi assinado na sexta-feira (7) e prevê a operação de cinco balsas e seis rebocadores de forma ininterrupta, todos os dias da semana, por um ano. Três balsas e quatro rebocadores serão utilizados para o transporte de caminhões de carga. O serviço de transporte hidroviário será gratuito para todos os usuários, garantindo o deslocamento.

Segundo o DNIT, em até 15 dias – a contar da assinatura do contrato – está prevista a primeira operação de travessia.

“Desta forma, o DNIT restabelecerá temporariamente a trafegabilidade da BR-226/TO/MA até que a nova ponte, que substituirá a ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, seja concluída”, informa o órgão.

O valor total desta nova contratação é de aproximadamente R$ 39,9 milhões.

Nova ponte

As equipes do DNIT e do consórcio contratado para construir uma nova ponte sobre o Rio Tocantins realizam os serviços de remoção dos detritos da estrutura remanescente da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira. As duas cabeceiras que sobraram da estrutura foram demolidas.

Em paralelo à limpeza da área, os técnicos elaboraram os projetos de engenharia da nova ponte. De acordo com o DNIT, a travessia terá 630 metros de extensão, com um vão livre de 150 metros.

“A Obra de Arte Especial, denominada Ponte de Estreito, será mais comprida e mais larga que a antiga. A estrutura nova terá 19 metros de largura distribuídos em duas faixas de rolamento de 3,60 metros cada, dois acostamentos de 3 metros cada, duas barreiras de proteção tipo New Jersey de 40 centímetros cada, dois passeios de 2,3 metros cada e guarda-corpo em cada extremidade do tabuleiro”, informa o DNIT.

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