No mundo atual, a percepção das dificuldades não pode mais se dissociar do remanejamento dos quadros funcionais.
Pensando mais a longo prazo, a percepção das dificuldades possibilita uma melhor visão global dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

pensamento do dia

Assim mesmo, a complexidade dos estudos efetuados ainda não demonstrou convincentemente que vai participar na mudança dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

Banco de Alimentos entrega kits com frutas, legumes e tilápia

Spread the love

Desde que o Banco Herbert de Souza aderiu e começou a executar o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), as famílias beneficiadas pela doação de frutas, legumes, verduras, e diversos outros itens necessários para uma nutrição mais completa passaram ter refeições mais adequadas principalmente no que tange o valor nutricional. É que a cada nova aquisição eles são chamados para retirar os alimentos e montar seus kits, mensalmente.

Desta vez, as famílias foram surpreendidas com a inclusão de quatro quilos de tilápia, por kit. Outra novidade foi o aumento no número de famílias beneficiadas que passou de 35 para 50. Uma delas foi a da dona de casa Ana Paula Gomes, mãe de três filhos (9, 5 e de 1ano e seis meses).

Enquanto escolhia os produtos, a dona de casa contou que estava maravilhada. “As crianças amam as verduras e frutas. Eu amo aipim, abacaxi e não comia fazia muito tempo”. Ao saber que, desta vez, seriam distribuídos peixes (Tilápia), Ana Paula soltou de forma espontânea: “Quanto tempo. Tilápia é coisa rara comer aqui. Sou muito apaixonada, mas morando aqui não dá”, disse ela, que há pouco mais de um ano saiu de Linhares para tentar a vida na capital.

Sem conseguir um emprego formal, Ana Paula vive dos benefícios do Bolsa Família  (concedido pelo Governo Federal) e do Vix + Cidadania (concedido pelo município de Vitória), totalizando uma renda de R$ 1.350,00, usados para cobrir todas as despesas da família.

Jenifer Ribeiro da Vitória, de 21 anos, disse que a chamada para retirar alimentos veio na hora certa.  “Só tinha arroz, feijão e açúcar em casa. Estávamos passando sufoco”, confessou ela. A jovem, que há pouco mais de um mês deu a luz a Rayssa Vitória, contou que esta foi a primeira vez que teve direito aos produtos.

Segundo ela, a sacola com os artigos seriam consumidos por ela, o marido e a mãe, que passou a morar com o casal devido a problemas de saúde. Tanto ela quanto o marido não trabalham e vivem de doações de familiares e, estão aguardando a liberação do cartão Vix + Cidadania, previsto para ser entregue no próximo sábado (13).

Emoção maior Jenifer expressou quando foi comunicada que deveria se dirigir ao balcão frigorífico para retirar, também, quatro quilos de tilápia. A reação motivou a pergunta sobre o por quê das lágrimas, que foi respondida rapidamente pela jovem. “A última vez que comi meu avô era vivo. Eu tinha 13 anos. Agora, estou com 21 anos. Acho que nem me lembro do gosto”, falou ela.

Expressão parecida coma de Jenifer teve a dona de casa Alessandra Medeiros Rodrigues, 32. Morando de favor na casa de alguns amigos, ela disse que não passa fome porque conta com uma rede de apoio na casa onde mora, e também dos sogros. Mãe de quatro filhos (13,12, 9 e um bebê de três meses), ela comentou que a sacola de verduras e o pescado seriam divididos para ela e para o pai dos três filhos mais velhos, que está responsável por eles.

A gerente de Segurança Alimentar e Nutricional, Roseane Fernandes, comentou que, para chegar até este momento, foram feitas várias ações internas, como a definição de um plano de compras especificando quais alimentos serão adquiridos e sua quantidade em quilos, além de uma intensa busca por parcerias em municípios vizinhos.

As compras são realizadas junto a 39 agricultores familiares cadastrados, residentes nos municípios de Domingos Martins, Cariacica, Santa Leopoldina, Viana e Santa Maria de Jetibá.

A secretária de Assistência Social, Cintya Schulz, afirmou que hoje a secretaria dá mais um passo na efetivação da política pública de Segurança Alimentar e amplia ações de combate à fome e garantia do direito humano à alimentação adequada.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *