No mundo atual, a percepção das dificuldades não pode mais se dissociar do remanejamento dos quadros funcionais.
Pensando mais a longo prazo, a percepção das dificuldades possibilita uma melhor visão global dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

pensamento do dia

Assim mesmo, a complexidade dos estudos efetuados ainda não demonstrou convincentemente que vai participar na mudança dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

Barragem Armando Ribeiro Gonçalves atinge 80% da capacidade no RN

Spread the love

O Instituto de Gestão das Águas (Igarn) do Rio Grande do Norte divulgou nesta quinta-feira (2) que a barragem Armando Ribeiro Gonçalves, o maior reservatório de água do estado, atingiu 80% da sua capacidade total.

Atualmente, o reservatório acumula 1.907.257.611 m³ de água, o que representa 80,37% da sua capacidade máxima, estabelecida em 2.373.066.000 m³. Essa marca é resultado das chuvas acima da média e do transbordamento de outros reservatórios, como o Gargalheiras, cujas águas fluem em direção à Armando Ribeiro Gonçalves.

A última sangria da barragem ocorreu em 2011, e desde 2012 o volume de água não atingia patamares tão significativos. A barragem, construída em 1980 e inaugurada em 1983, está localizada na bacia hidrográfica do rio Piranhas-Açu, abrangendo os municípios de Itajá, São Rafael e Jucurutu.

Além de abastecer a região, o reservatório contribui para o suprimento de água de aproximadamente 500 mil pessoas. Originalmente, a construção tinha como objetivo principal o abastecimento de água para o Projeto de Irrigação do Baixo Açu, visando impulsionar o desenvolvimento agrícola e econômico da área.

Considerando todos os reservatórios monitorados pelo Igarn, as reservas hídricas superficiais do RN acumulam 3.409.233.773 m³, o que representa 75,38% da capacidade total. Outros reservatórios importantes incluem a barragem Santa Cruz do Apodi, que atinge 80,41% da sua capacidade, e a barragem Umari, que já alcança 98,15% da sua capacidade total.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *