No mundo atual, a percepção das dificuldades não pode mais se dissociar do remanejamento dos quadros funcionais.
Pensando mais a longo prazo, a percepção das dificuldades possibilita uma melhor visão global dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

pensamento do dia

Assim mesmo, a complexidade dos estudos efetuados ainda não demonstrou convincentemente que vai participar na mudança dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

Caminhada da Amaes reforça a importância da conscientização sobre o autismo

Spread the love

Celebrando e reforçando o Dia Mundial da Conscientização Sobre o Autismo, a caminhada da Associação dos Amigos dos Autistas do Espírito Santo (Amaes), que ocorreu na manhã deste domingo (14), reuniu centenas de pessoas promovendo inclusão, respeito e visibilidade de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Espírito Santo. Com o tema “União”, o objetivo do evento foi evidenciar que, juntas, as famílias e a comunidade são mais fortes.

A caminhada saiu do píer da Iemanjá, na praia de Camburi, destacando a importância da conscientização e do respeito. Apesar do tempo inicialmente chuvoso, a orla foi tomada por gestos de amor, frases de acolhimento e cantos de afeto, entre eles o hino do autista, que ecoou nas vozes do público presente: “Nossa bandeira é azul, que pede mais direitos aos autistas, fora preconceitos egoístas, junte-se a nós nessa canção. Nossa bandeira é azul, é de esperanças otimistas, muito prazer, eu sou autista, vem aqui segure a minha mão… de coração”.

Suelen, mãe do Heitor, veio de Vila Velha para acompanhar a caminhada. “É a primeira vez que eu estou na caminhada. É importante ocupar esses espaços, conscientizar essa geração. É pelo bem dos nossos filhos e pelo crescimento e futuro deles, eles precisam ser independentes. Tudo que a gente quer não é pena nem nada, é apenas conscientizar que o autismo não é uma doença, é apenas uma forma diferente de pensar”, disse.

“Porque o nosso partido é o autismo, A nossa cor é azul. E o nosso número é 12-7-6-4.”. Foi com essa frase que a presidente da AMAES, Pollyana Paraguassu, iniciou seu momento de fala. “Que possamos sempre tomar força, pois os nossos sonhos não cabem em uma gaveta. Ao infinito e além. Porque juntos somos AMAES!”, disse.

Além de mobilizar a população, o evento também tornou-se um momento de lazer para as famílias, que puderam participar da recreação com as crianças, brincadeiras, picolé e interação ao ar livre.

A iniciativa da caminhada, que ocorre há anos, tem como intuito transformar vidas das famílias capixabas, destacando a importância da solidariedade e do engajamento de toda a comunidade, não apenas daquelas diretamente afetadas pelo autismo.

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, esteve presente na caminhada e acompanhou todo o percurso ao lado da família, amigos e integrantes da Amaes. “A manhã de hoje celebra a união do nosso povo, celebra a alegria da comunidade, da sociedade, de cuidar, de incluir, de amar, de respeitar a pessoa com deficiência e de garantir cidadania, autonomia e respeito. Quero saudar toda a equipe da Amaes e parabenizar pelo trabalho desenvolvido. Viva a Amaes”, disse.

Atendimento especializado

A Prefeitura de Vitória ampliou em quase 30% a oferta de atendimento especializado a pessoas com deficiência e Transtorno do Espectro Autista. A oferta de consultas e exames passou de 68.628 para 87.384 atendimentos/ano.

Os atendimentos serão realizados na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Associação dos Amigos dos Autistas do Espírito Santo (Amaes) e Vitória Down.

Na Associação dos Amigos dos Autistas do ES (Amaes) serão ofertados 14.280 procedimentos por ano, sendo 13.500 atendimentos, 540 consultas médicas especializadas e 240 testes psicodiagnósticos. Um investimento de R$725.334,00 ao ano.

Os pacientes serão atendidos por uma equipe multidisciplinar composta por médico, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, psicólogo, assistente social e terão atendimento e acompanhamento em reabilitação, consulta médica especializada e aplicação de teste para psicodiagnóstico com avaliação psicológica. Cada paciente terá um plano de tratamento para a faixa etária.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *