Câncer de próstata: homem tem repulsa ao toque retal, mas exame pode salvar vida

Spread the love

‘O Novembro Azul’ é marcado pelas campanhas para a população masculina cuidar melhor da própria saúde. Uma das preocupações é com o avanço dos casos de câncer de próstata, o segundo tipo de câncer que mais provoca óbitos entre os homens.

Dois exames – PSA e toque retal, são essenciais para uma segura avaliação da saúde da próstata. O PSA é um exame de sangue, enquanto o toque é feito pelo médico urologista que, ao apalpar a próstata, pode diagnosticar algum tumor indicando sinais de câncer.

DESCONHECIMENTO E PRECONCEITO

O médico Marcos Flávio Rocha, Chefe do Serviço de Urologia do HGF (Hospital Geral de Fortaleza), em entrevista, nesta sexta-feira, ao Jornal Alerta Geral, disse que, mesmo com a maior demanda da população masculina aos consultórios, ainda existe muito desconhecimento e preconceito quanto ao toque retal.

Segundo Marcos Flávio, a prevenção é o melhor caminho e, a cada ano, os homens devem fazer uma avaliação da saúde, dando atenção especial aos exames que podem detectar eventuais deformidades na próstata. Quando mais cedo o diagnóstico, maior é a chance de cura da doença, sem deixar sequelas.

O Chefe do Serviço de Urologia do HGF faz um alerta aos homens na faixa dos 50 anos de idade para não deixarem de ir a um consultório. Outra recomendação: a ida ao médico não deve ser apenas quando surgirem algum sintoma. Ele destaca, ainda, que, no caso de homens com histórico de câncer de próstata na família, assim como negros e sedentários, o toque retal deve ser feito a partir das 45 anos de idade.

LEIA MAIS

REDE DE INFORMAÇÃO E JORNALISMO

O Sistema Ceará Agora de Comunicação, que produz o Jornal Alerta Geral, abre espaços para as campanhas do ‘’Novembro Azul’’, com orientação e dicas sobre os cuidados que os homens devem ter para acompanharem melhor a saúde da próstata.

Gerado a partir dos estúdios da Expresso FM 104.3 – Grande Fortaleza, o Jornal Alerta Geral tem transmissão pelas redes sociais do @cearaagora e chega ao Interior do Estado por mais de 20 emissoras de rádio. O Jornal Alerta Geral entra no ar às 7 horas da manhã, de segunda-feira a sábado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *