No mundo atual, a percepção das dificuldades não pode mais se dissociar do remanejamento dos quadros funcionais.
Pensando mais a longo prazo, a percepção das dificuldades possibilita uma melhor visão global dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

pensamento do dia

Assim mesmo, a complexidade dos estudos efetuados ainda não demonstrou convincentemente que vai participar na mudança dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

Censo agropecuário será mais tecnológico, diz presidente do IBGE na Agrishow

Spread the love

O presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Marcio Pochmann, marcou presença na Agrishow 2024 para discutir o Censo Agropecuário 2026, que será realizado dez anos após o último levantamento.

O objetivo, segundo Pochmann, foi buscar parcerias e aprimorar as metodologias de coleta de dados, visando um retrato mais preciso da realidade do campo brasileiro.

Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!

Ele enfatizou a importância do Censo Agropecuário, que já conta com 100 anos de história e 11 edições realizadas.

O último Censo, em 2017, identificou cerca de 5,1 milhões de estabelecimentos agropecuários, florestais e aquícolas no Brasil.

Pochmann ressaltou a importância de aprimorar a metodologia para refletir com mais precisão a realidade do setor.

Próximo Censo

A preparação para o Censo de 2026 está marcada para iniciar em janeiro de 2025. Comitês técnicos consultivos estão sendo formados com especialistas das áreas envolvidas.

“Vamos construir também um conselho de orientação. Seria importante contar com a presença de todos aqueles que atuam no complexo agropecuário do Brasil”, diz Pochmann.

Uma das inovações planejadas para o próximo Censo é a adoção de tecnologias que permitam a coleta de dados de forma remota, utilizando ferramentas online. Segundo o presidente do IBGE, osso tornará o processo mais eficiente e ágil, além de reduzir custos.

Dados da Nasa compartilhados pelo IBGE indicam que o Brasil ocupa o 5º lugar mundial em produção agrícola, representando 3,4% do total global. Esse cenário destaca a importância de um censo abrangente e atualizado para compreender a contribuição do país no contexto global agrícola.

“É importante termos essas informações do Censo que ainda será gerado para termos elementos e subsídios para a tomada de decisões”, diz presidente da Agrishow, João Marchesan.  

O post Censo agropecuário será mais tecnológico, diz presidente do IBGE na Agrishow apareceu primeiro em Canal Rural.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *