No mundo atual, a percepção das dificuldades não pode mais se dissociar do remanejamento dos quadros funcionais.
Pensando mais a longo prazo, a percepção das dificuldades possibilita uma melhor visão global dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

pensamento do dia

Assim mesmo, a complexidade dos estudos efetuados ainda não demonstrou convincentemente que vai participar na mudança dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

Colheita de soja tem avanço lento em MT

Spread the love
Foto: Canal/ Soja MT

A colheita da soja em Mato Grosso segue a passos lentos, com 1,41% da área cultivada já colhida até o momento. Esse avanço representa um incremento de 0,71 ponto porcentual em relação à semana anterior, conforme dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

De acordo com os números, no entanto, o ritmo de colheita está mais lento em comparação com a safra 2023/24, quando, no mesmo período, 12,82% da área já havia sido colhida. A diferença é de 11,41 pontos porcentuais, um reflexo do impacto das condições climáticas nos trabalhos.

A região médio-norte, que é a maior produtora de soja no Estado, registra o maior percentual de área colhida, com 2,15% da safra já concluída, avanço de 0,98 ponto porcentual na última semana. Contudo, a região ainda acumula um atraso de 15,93 pontos porcentuais em relação à mesma época do ano passado, quando já haviam sido colhidos 18,08% da área.

A região oeste, tradicionalmente a primeira a iniciar a colheita em Mato Grosso, apresenta o maior atraso. Apenas 1,10% da área foi colhida até agora, uma diferença expressiva de 22,35 pontos porcentuais em relação ao ano anterior, quando 23,45% da área já havia sido finalizada.

As regiões nordeste e noroeste do Estado mostram os menores índices de colheita, com 0,57% e 1,13% da área, respectivamente. No entanto, as regiões sudeste e centro-sul, juntamente com o médio-norte, destacam-se por apresentar os maiores avanços semanais, com 0,98 ponto porcentual de progresso, alcançando 1,64% e 0,94% da área colhida, respectivamente. Já a região norte também apresentou crescimento, com 0,63 ponto porcentual a mais na semana, alcançando 1,33% da área colhida.

Esse atraso no avanço da colheita pode ser atribuído a vários fatores, principalmente o plantio tardio da soja na safra 2024/25. O clima irregular e as chuvas fora da janela ideal de semeadura, entre setembro e outubro de 2024, impactaram o desenvolvimento da safra. Além disso, as chuvas persistentes neste período dificultam o avanço das colheitadeiras, agravando ainda mais o atraso no processo.

O post Colheita de soja tem avanço lento em MT apareceu primeiro em Canal Rural.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *