No mundo atual, a percepção das dificuldades não pode mais se dissociar do remanejamento dos quadros funcionais.
Pensando mais a longo prazo, a percepção das dificuldades possibilita uma melhor visão global dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

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Assim mesmo, a complexidade dos estudos efetuados ainda não demonstrou convincentemente que vai participar na mudança dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

Comércio exterior para o agro registra melhor semestre da história

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Nos seis primeiros meses de 2024, 72 novos mercados para produtos agrícolas brasileiros foram abertos pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). O número supera os recordes anteriores e é maior do que o registrado durante todo o ano de 2019 e 2022, que tiveram 35 e 53 novas aberturas, respectivamente.

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De acordo com a pasta, junho foi o mês que mais contribuiu para a marca histórica. Ao longo do mês, 26 novos mercados, em 13 países, passaram a contar com itens produzidos pelo agro nacional.

“O Brasil é a bola da vez para produtos de qualidade”, ressalta o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.

As aberturas de 2024 já contemplam todos os continentes:

África: África do Sul, Botsuana, Lesoto, Nigéria, Zâmbia e Egito;

Ásia: Arábia Saudita, Armênia, Butão, Cazaquistão, China e Hong Kong, Coreia do Sul, Filipinas, Índia, Omã, Paquistão, Quirguistão, Singapura e Turquia ;

Europa: Belarus, Rússia e Grã-Bretanha;

Oceania: Austrália; e

Américas: Canadá, México, Estados Unidos, El Salvador, Costa Rica, Colômbia e Peru.

Produtos exportados do agro

Entre os principais produtos do agro que tiveram acordos nos requisitos sanitários e fitossanitários estão: pescados de cultivo e derivados, sementes de hortaliças, suínos vivos e seus derivados, carne suína, pescados, gelatina e colágeno de várias origens, proteínas processadas de aves, produtos à base de camarões, embriões bovinos, sêmen bovino, alevinos de tilápia, peixes ornamentais, carne e produtos cárneos de ovinos, extrato de carne bovina, café verde, ovos e milho não transgênico.

A expansão de mercados internacionais também tem impulsionado as exportações brasileiras, com o agronegócio representando 49,6% do total nos primeiros cinco meses do ano, gerando US$ 67,17 bilhões em receita.

Desde o começo de 2023, o Brasil alcançou um total de 150 mercados em 52 países.

Evolução no atendimento (2019-2024)

2019: 35 mercados | 18 países

2020: 74 mercados | 24 países

2021: 77 mercados | 33 países

2022: 53 mercados | 26 países

2023: 78 mercados | 39 países

2024: 72 mercados | 30 países (até o momento)

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