No mundo atual, a percepção das dificuldades não pode mais se dissociar do remanejamento dos quadros funcionais.
Pensando mais a longo prazo, a percepção das dificuldades possibilita uma melhor visão global dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

pensamento do dia

Assim mesmo, a complexidade dos estudos efetuados ainda não demonstrou convincentemente que vai participar na mudança dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

Comissão de energia nuclear aprova local de instalação da maior mina de urânio do Brasil

Spread the love

A instalação da maior mina de urânio do Brasil está mais perto de ser concretizada. No dia 24 de maio, a Comissão Nacional de Energia Nuclear deu sinal positivo para a construção do local de beneficiamento de urânio do Complexo de Santa Quitéria.  A jazida fica situada na fazenda Itataia, entre os municípios de Santa Quitéria e Itatira. Ela é considerada a maior do Brasil. A exploração da mina ficará a cargo do Consórcio Santa Quitéria, formado pela empresa pública Indústrias Nucleares do Brasil e com a Galvani Fertilizantes, do setor privado. A proposta é de explorar a jazida por 20 anos. Se o projeto for aprovado em todas as etapas, na usina será possível produzir tanto urânio quanto elementos fosfatados, utilizados na produção de fertilizantes. No texto em que anunciou a aprovação, a Comissão Nacional afirmou que os dois produtos têm “potencial estratégico para o Brasil”.

 A aprovação do Comissão Nacional de Energia Nuclear, porém, é uma das fases de um processo que ainda possui várias etapas. Uma delas é obter o licenciamento ambiental emitido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente. Em dezembro de 2022, o Estudo de Impacto Ambiental apresentado pelo Consórcio Santa Quitéria não foi aprovado pelo Ibama, que solicitou informações complementares apontando que os dados apresentados eram insuficientes em pontos como sustentabilidade ambiental e impactos nas comunidades tradicionais da região. Enquanto o consórcio entrega informações complementares ao Ibama e aguarda nova análise, as obras no local não podem começar. Por parte do consórcio, a expectativa é obter a licença completa de instalação até o fim de 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *