Como é voa na Classe Econômica do A330neo da TAP (Brasília – Lisboa)

Spread the love

Hoje quero levar você a bordo da Classe Econômica do A330neo da TAP, compartilhando cada detalhe da nossa experiencia na rota entre Brasília e Lisboa.

Aperte o cinto e embarque comigo!

Voo TP 58: Brasília (BSB) – Lisboa (LIS)

15/06/2024

Classe Econômica

Assentos 32A, 32C e 32D

Duração do voo: 8h50

1. Introdução

Esse relato começa com uma reviravolta nos planos.

Depois de algumas experiências na Classe Executiva da TAP em 2022 e 2023, esperava conseguir um upgrade com milhas novamente. No entanto, a TAP cancelou nosso voo original de segunda-feira e fomos realocados para sábado.

Como nos fins de semana os voos são mais cheios, a Classe Executiva estava lotada. A saída? Encarar a Classe Econômica TAP pela primeira vez.

2. Emissão das passagens

Nossas passagens foram emitidas com milhas TAP Miles&Go.

Emiti as passagens com quase cinco meses de antecedência, por isso, consegui valores razoáveis de emissão. No total, três idas e voltas (Brasília – Lisboa – Roma) custaram 318 mil milhas + R$ 1.795,80 de taxas.

Antes de se animar e começar a pesquisar sobre como conseguir milhas TAP Miles&Go, sugiro a leitura do post Os 5 principais riscos de investir em milhas da TAP. Esse post foi escrito há mais de cinco anos e precisa ser atualizado, já que a situação está pior do que eu havia imaginado à época. Hoje, por exemplo, não é mais possível transferir milhas da Livelo para TAP. Ou seja, ficou ainda mais difícil de conseguir voar TAP usando milhas.

3. Check-in e Sala VIP Internacional do Aeroporto de Brasília

O check-in foi ágil e fácil, especialmente com nosso status Gold na Star Alliance, que nos deu acesso ao guichê da Classe Executiva

Antes do voo, aproveitamos a Sala VIP Internacional do Aeroporto de Brasília.

Lotada como sempre, conseguimos os últimos lugares disponíveis e, depois de um momento de descanso, seguimos para o portão de embarque.

Nosso embarque foi pela fila da Classe Executiva. Assim, embarcamos logo após as prioridades por lei.

4. O Airbus A330-900neo da TAP

Classe Econômica do A330neo da TAP. Blog Viajar o Mundo
Airbus A330neo da TAP

O Airbus A330-900neo da TAP é dividido em três classes, totalizando 298 assentos:

  • 34 assentos na Classe Executiva com 106,68 cm (42 polegadas) entre eles, cama de 195,58 cm (77 polegadas) de comprimento e 56,64 cm (22,3 polegadas) de largura
  • 96 assentos na Economy Extra com 86,36 cm (34 polegadas) entre eles e 45 cm (17,72 polegadas) de largura
  • 168 assentos na Classe Econômica com 78,74 cm (31 polegadas) entre eles e 45 cm (17,72 polegadas) de largura

Na foto abaixo, você confere o mapa de assentos da Classe Econômica retirado do site SeatGuru:

Mapa de assentos Classe Econômica do A330neo da TAP. Blog Viajar o Mundo
Mapa de assentos Classe Econômica da TAP

 

5. Minha experiência na Classe Econômica do A330neo da TAP na rota Brasília – Lisboa

A aeronave que nos levou de Brasília para Lisboa foi a mesma que fez o voo Lisboa – Brasília e que havia pousado alguns minutos antes do nosso embarque.

Como o tempo em solo é muito curto, a tripulação fica na correria, tentando organizar tudo para evitar atrasos no voo, uma missão quase impossível.

5.1. Assentos da Classe Econômica do A330neo da TAP

Como éramos três pessoas viajando, deixei meu filho e minha esposa nos assentos 32 A e 32C, próximos à janela. Fiquei com o assento 32D, o primeiro à esquerda da fileira central.

Nessa primeira foto, você pode ver a alguns assentos da fileira central (posições D, E, F e G) e assentos que ficam próximos à janela do lado direito da aeronave (posições H e K).

Assentos da Classe Econômica do A330neo da TAP. Blog Viajar o Mundo
Assentos da Classe Econômica da TAP

Importante observar que os assentos de uma mesma fileira não ficam alinhados. Ou seja, apesar de eu estar na fileira 32, meu assento ficava um pouco à frente dos assentos da minha esposa e do meu filho.

Abaixo os assentos centrais vistos de outro ângulo.

Assentos da Classe Econômica do A330neo da TAP
Assentos da Classe Econômica do A330neo da TAP

Na foto abaixo, você vê os assentos próximos à janela de mais perto.

Assentos próximos à janela Classe Economômica do A330neo da TAP
Assentos próximos à janela

Abaixo o encosto de cabeça dos assentos da Classe Econômica do A330neo da TAP.

Encosto do assento da Classe Econômica do A330neo da TAP
Encosto do assento da Classe Econômica da TAP

O espaço para as pernas não é tão ruim assim. Tenho 1,88 m de altura e ainda sobrou um pequeno espaço.

Espaço para as pernas Classe Econômica do A330neo da TAP
Espaço para as pernas Classe Econômica da TAP

Essa era a vista que eu tinha do meu assento:

Vista do assento 32D. Blog Viajar o Mundo
Vista do assento 32D

 

5.2. Sistema de entretenimento

O sistema de entretenimento tem várias opções de filmes, músicas, TV, entre outros.

Sistema de entretenimento. Blog Viajar o Mundo
Sistema de entretenimento

A maior parte dos filmes tinha opções de legendas em várias línguas e vários eram dublados.

Com minha dificuldade para dormir em voos, aproveitei para assistir a alguns filmes.

5.3. Fones de ouvido, cobertor e travesseiro

Os fones de ouvido eram bem simples. O cobertor e travesseiro eram mais finos e menores do que o ideal para uma boa noite de sono:

Fones de ouvido Econômica da TAP. Blog Viajar o Mundo
Fones de ouvido Econômica da TAP

5.4. Serviço de bordo

5.4.1. Jantar

A decolagem foi às 17h28 e, às 18h, o jantar já começou a ser servido. Como estávamos mais ou menos no meio da classe econômica, meu prato foi servido às 18h17.

As escolhas era as de sempre e optei pela carne:

Jantar Classe Econômica da TAP. Blog Viajar o Mundo
Jantar Classe Econômica da TAP

Acho que nem preciso falar muita coisa, pelo aspecto da comia já dá para imaginar se estava bom ou não.

5.6.3. Lanche

Os comissários começaram a servir o lanche às 4h53 de Lisboa, 1h25 antes da decolagem.

Às 4h56 eu recebi meu lanche, um sanduíche e um sonho de valsa.

Lanche da Econômica do A330neo da TAP. Blog Viajar o Mundo
Lanche da Econômica da TAP

O pouso foi às 6h18, sem atraso.

6. Conclusão

No fim das contas, viajar na Classe Econômica do A330neo da TAP foi uma experiência acima da média para essa categoria. A aeronave estava bem conservada, o espaço para as pernas era aceitável e o sistema de entretenimento ajudou a passar o tempo.

Os pontos positivos da minha experiência com a TAP foram:

  • Aeronave bem conservada e limpa
  • Espaço aceitável para as pernas
  • Sistema de entretenimento diversificado

Como pontos fracos, posso destacar

  • Fones de ouvido básicos
  • Cobertor fino e curto
  • Travesseiro pequeno e fino

Por fim, minha nota para essa experiência na Classe Executiva da TAP é 8,0/10! Confira a avaliação de cada item a seguir:

Avaliação Classe Econômica do A330neo TAP

E aí, o que você achou da Classe Econômica da TAP?

Deixe seu comentário ou sua dúvida no final deste post!

Fique atento, cadastre seu e-mail na nossa newsletter e fique sempre atualizado!

Leia também nossos posts sobre as mais diversas companhias aéreas!

Air France      Air Canada      Air Canada Rouge       Alitalia      American Airlines

Austrian Airlines        Avianca Brasil        Azul        British Airways       Delta Airlines  

Easyjet      Garuda     Gol      KLM       Latam      TAP        United

Clique aqui e aproveite para conferir nossos posts sobre diversas Salas VIP pelo mundo!

Aproveite para curtir nossa página no Facebook e para nos seguir no Instagram.

Veja também minhas contribuições no tripadvisor e nosso canal no Youtube.

O post Como é voa na Classe Econômica do A330neo da TAP (Brasília – Lisboa) apareceu primeiro em Blog Viajar o Mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *