Como funciona seguro auto para deficiente físico? Tudo sobre o assunto

Spread the love

Quer entender mais sobre o seguro auto para deficiente físico? Reunimos informações importantes para que você conheça melhor o serviço. 

Com tantas opções de seguro no mercado, às vezes fica difícil entender como cada uma funciona e as suas particularidades. Uma delas é a de seguro auto para pessoas com deficiência. 

Essa proteção pode ser muito útil para quem quer ter mais tranquilidade no dia a dia. A seguir, explicamos como ela funciona, suas coberturas e regras. Continue a leitura e saiba mais!

Como funciona o seguro auto para PCD?

Ao procurar por um seguro auto para deficiente físico é normal que surjam algumas dúvidas sobre como esse serviço funciona. Afinal de contas, assim como outros serviços, esse também conta com particularidades. 

De acordo com um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2019, no país existem cerca de 45 milhões de pessoas com alguma deficiência. Portanto, esse tipo de seguro auto é ideal para trazer mais proteção para essas pessoas. 

Uma pessoa com deficiência, quando vai usar um veículo, geralmente, precisa fazer adaptações na estrutura, não é mesmo? Dessa forma, a proteção para um carro com essas mudanças também precisa ser adequada. 

É por isso que existe um seguro próprio para PCD, em que a empresa responsável pela proteção estará ciente de todas as modificações no veículo. Nele, também existem diferenças nos valores e até regras para indenização. 

Isso acontece porque, as pessoas com deficiência podem ter descontos na hora de adquirir um veículo. Segundo a lei, deficientes físicos têm direito a isenção de imposto IPI e ICMS na hora de comprar um veículo. 

Portanto, o valor final desse automóvel tende a ser diferente da base no mercado. É por isso que, no caso de um sinistro com perda total, a indenização do seguro auto PCD tende a ser diferente. 

Nesse caso, a seguradora se responsabiliza por uma indenização que seja inferior aos 100% do valor da tabela FIPE. Logo, o segurado recebe um valor que seja menor do que o padrão do seu veículo. 

Toda seguradora oferece seguro auto para deficiente físico?

Para contratar esse tipo de seguro auto, é preciso pesquisar entre as empresas.

Uma dúvida que pode ser bem comum quando você procura pelo seguro auto para deficiente físico, é se toda seguradora conta com essa opção de serviço. 

Então, saiba que você pode encontrar esse seguro específico para pessoas com deficiência na maioria das seguradoras. Afinal, esse é um serviço que tem a mesma função que um seguro auto tradicional, mas com algumas especificidades. 

Sendo assim, ao procurar pelo seguro para PCD, entre em contato com a seguradora e já tire todas as suas dúvidas sobre o que é oferecido por ela. 

Ao mesmo tempo, é preciso fazer a cotação, indicando as alterações que existem no automóvel para descobrir quais seriam os valores do prêmio do seguro. 

Inclusive, pode ser que você encontre diferenças nos serviços de uma empresa para outra. Por isso, vale a pena fazer uma pesquisa cuidadosa. 

Aliás, faça a cotação em mais de uma empresa para conhecer melhor suas opções e escolher a mais adequada para sua demanda e orçamento. 

Uma boa dica é fazer a busca com a ajuda de uma corretora de seguros. Isso porque, um corretor de seguros pode agilizar todo esse processo, encontrando as opções mais adequadas para as suas necessidades. 

Coberturas do seguro para pessoa com deficiência

Ao pesquisar pelo seguro auto para deficiente físico, você também precisa analisar as opções de coberturas disponíveis neste serviço. Sendo assim, trouxemos algumas das principais coberturas que você poderá encontrar. 

Mas antes de tudo, precisamos ressaltar que em um seguro auto para pessoas com deficiência física, você irá encontrar proteções semelhantes ao seguro normal. 

Mas como já explicamos, existem algumas distinções em relação a indenizações e também coberturas próprias. Logo, para compreender melhor, acompanhe as informações a seguir. 

Cobertura para equipamentos especiais 

Uma das principais coberturas para seguros de carro de pessoas com deficiência é a de equipamentos especiais. Mesmo com a proteção geral do veículo, essa é uma segurança extra para quem tem uma estrutura específica no automóvel. 

De modo geral, a contar com qualquer tipo de adaptação, é necessário informar a seguradora, porque isso pode afetar diretamente no valor da proteção.

Com o seguro auto é possível proteger todo o veículo.

Mas como esses tipos de equipamentos especiais contam com valores próprios, também pode ser interessante contar com uma cobertura própria. Inclusive, se os equipamentos forem muito caros, você terá ainda mais tranquilidade ao usar o veículo. 

Portanto, no momento da cotação é só verificar se a empresa oferece a cobertura e pedir para adicioná-la no serviço. Caso você enfrente um sinistro, e os equipamentos se danifiquem, poderá contar com a indenização própria para eles. 

Cobertura para colisão 

Já a cobertura para colisão é uma opção que você encontra nos seguros auto como um todo. Afinal, essa se trata de uma das proteções mais básicas de um seguro para carros. 

Dessa forma, temos uma cobertura que tem como função cobrir os custos de reparo, caso o carro sofra algum tipo de dano em batidas. Nessa situação, ela não é focada em danos a terceiros e tem como intuito cobrir despesas relacionadas ao carro segurado. 

Cobertura contra roubos e furtos

Outra cobertura básica e que também está disponível no seguro auto para deficiente físico é a de roubos e furtos. Com as taxas de roubos de veículos tão altas no Brasil, tendo aumentado em 14,5% em 2020, essa é uma das proteções mais necessárias. 

Sendo assim, ela tem como função garantir que você não fique desamparado, caso seu carro seja levado. Logo, você tem direito a uma indenização e não terá prejuízos. 

Porém, como as indenizações no seguro auto para deficientes podem funcionar de forma diferente, confira todas as condições com a sua seguradora. 

Assistência 24 horas 

A cobertura de assistência 24 horas é uma das opções adicionais que podem ser bem úteis para quem possui um veículo. Isso porque, nunca sabemos quando pode acontecer uma pane que nos deixará desamparados. 

Desse modo, com essa cobertura é possível ter ainda mais tranquilidade, já que você receberá ajuda quando precisar. 

Sendo assim, saiba que entre os serviços de assistência 24 horas, geralmente estão disponíveis o reboque, eletricista, suporte mecânico, troca de pneus, chaveiro e muito mais. 

Danos a terceiros 

Também existem coberturas para lhe ajudar a lidar com danos a terceiros.

A cobertura de danos a terceiros é outro tipo de proteção importante quando falamos de veículos. Principalmente, se considerarmos as condições no trânsito e as chances de acidentes que sempre existem. 

Nesse sentido, ela tem como função cobrir qualquer tipo de dano que você causar a terceiros enquanto conduz seu veículo. Portanto, ela pode ser útil tanto para situações com outros motoristas ou pedestres em um acidente de trânsito. 

Além disso, essa proteção pode cobrir tanto os danos materiais, quanto morais e pessoais. Mas claro, consulte a seguradora para saber de todos os detalhes com antecedência. 

Carro reserva

Já a cobertura de carro reserva é algo bem comum nesse tipo de seguro, e pode ser ainda mais importante para pessoas com deficiência que dependem muito do carro. 

Desse modo, caso aconteça um sinistro muito grave, a seguradora irá providenciar outro veículo para ser usado no período que a pessoa estiver sem. Ou seja, ela pode ser útil desde situações como roubos e furtos, até colisões. 

Então, se você costuma usar o carro diariamente, não pode deixar de solicitar esse tipo de cobertura com a empresa responsável. 

Listamos aqui algumas opções de coberturas. Mas de qualquer forma, lembre-se de pesquisar com a empresa escolhida e consultar todas as alternativas de coberturas. Assim, você pode contratar um seguro completo, com toda a proteção que necessita. 

Regras para indenização do seguro PCD

Após conhecer tantas opções de coberturas e entender como funciona o seguro auto para deficiente físico, você também precisa saber que existem regras para a indenização. 

Como mencionamos, uma pessoa com deficiência pode comprar um carro isento de alguns impostos, o que torna seu valor mais baixo. Porém, no caso de um sinistro com perda total a indenização da seguradora também tende a ser menor. 

Ou seja, a empresa responsável pela proteção não irá arcar com o valor total do veículo de acordo com a tabela FIPE. Logo, teremos um valor inferior. 

Além disso, de acordo com o Conselho Nacional de Política Fazendária, uma pessoa com deficiência só pode revender o carro com adaptações depois de quatro anos da compra. Fora isso, teríamos uma situação irregular. 

É por isso que, antes desse prazo, se o carro sofrer perda total, a “venda” dele para a seguradora também é algo irregular. Afinal, em uma perda total, a seguradora realiza o pagamento da indenização e fica com “os restos” do veículo, como uma compra. 

Dessa forma, para que tudo funcione em uma situação como essa, é preciso que os impostos isentos sejam quitados. Logo, a seguradora desconta a parte dos impostos na indenização e repassa o restante para o segurado. 

Agora você já conhece mais sobre o seguro auto para PCD e pode procurar a melhor opção. Com a ajuda de uma corretora, é possível encontrar preços em conta.

A Quisto, por exemplo, possui 100 opções de serviços em seu catálogo, tendo parceria com empresas renomadas. Em um só lugar você encontra opções de seguro auto e mais. 

Então, cote agora o seu seguro de forma rápida e prática. É só clicar no botão abaixo e ir em “Iniciar Cotação Gratuita” na página do site. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *