No mundo atual, a percepção das dificuldades não pode mais se dissociar do remanejamento dos quadros funcionais.
Pensando mais a longo prazo, a percepção das dificuldades possibilita uma melhor visão global dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

pensamento do dia

Assim mesmo, a complexidade dos estudos efetuados ainda não demonstrou convincentemente que vai participar na mudança dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

Confira profissões em alta para o ano de 2025

Spread the love

A entrada de um novo ano inspira expectativas para quem pretende se dedicar também ao mercado de trabalho. Contudo em um cenário competitivo e acirrado saber quais habilidades estão em alta e as profissões mais promissoras não deixa de se apresentar como uma vantagem.

De acordo com empresa de recrutamento, as áreas mais procuradas no mercado de trabalho incluem:

  • Inteligência artificial / Automação / Aprendizado de máquina
  • Serviços de TI / Suporte / Operações
  • Contabilidade
  • Atendimento ao cliente

Entre as habilidades técnicas que mais chamam a atenção das companhias e podem ser tendência para 2025, estão: Inteligência Artificial / Automação / Aprendizado de MáquinaAnálise de dadosIdiomas (destaque para o inglês)Tecnologia imersiva.

A demanda por conhecimento na temática de inteligência artificial” permanece em alta. Das empresas avaliadas pelo levantamento, 87% incentivam o uso ou exploração da usabilidade da IA generativa para tarefas rotineiras, com o objetivo de aumentar a produtividade.

Entre as pessoas que utilizam ferramentas de IA generativa todos os dias ou quase todos os dias de trabalho, a pesquisa apresentou uma porcentagem de 47%.

Considerando o fator salarial, 47% das empresas concedem aumentos com base nas metas de desempenho individuais das pessoas ou para retenção de talentos.

O que diz a própria IA?

Com o acesso ao Chat GPT na seguinte pergunta: “quais as profissões mais promissoras para 2025?”, o chatbot recebeu indicações para avaliar o cenário brasileiro e propor carreiras relacionadas à disponibilidade do mercado de trabalho no País, como:

1. Tecnologia da informação

  • Profissões: Desenvolvedores back-end, gerentes de TI, especialistas em segurança cibernética, analistas de dados.
  • Motivo: O avanço da digitalização e a crescente dependência de soluções tecnológicas aumentam a demanda por profissionais especializados em inteligência artificial, automação e segurança de dados. Com o Brasil se tornando um hub regional de TI, essa área será fundamental.

2. Energia sustentável e sustentabilidade

  • Profissões: Engenheiros ambientais, gestores de projetos em energias renováveis, consultores de ESG (ambiental, social e governança).
  • Motivo: Com o Brasil investindo em energias renováveis como solar e eólica, além de ser signatário de acordos climáticos, há uma forte necessidade de profissionais nessa área.

3. Educação online e metodologias digitais

  • Profissões: Especialistas em design instrucional, gestores de plataformas EAD, desenvolvedores de conteúdo educacional.
  • Motivo: A popularização do ensino a distância, acelerada pela pandemia, gerou novas oportunidades para plataformas e metodologias digitais.

4. Logística e supply chain

  • Profissões: Gerentes de logística, analistas de automação logística, especialistas em inteligência artificial aplicada à cadeia de suprimentos.
  • Motivo: O crescimento do e-commerce impulsiona a demanda por soluções logísticas mais eficientes e rápidas, criando espaço para inovação no setor.

5. Vendas e marketing digital

  • Profissões: Gerentes de marketing digital, especialistas em análise de dados de mercado, executivos de inside sales.
  • Motivo: A expansão do comércio eletrônico e a digitalização das vendas exigem profissionais com habilidades em estratégias digitais e análise de comportamento do consumidor.

6. Saúde e bem-estar

  • Profissões: Especialistas em telemedicina, profissionais de saúde mental e pesquisadores de biotecnologia.
  • Motivo: A busca por cuidados de saúde acessíveis e a incorporação de tecnologia em diagnósticos e tratamentos impulsionam a área, especialmente com a ampliação do acesso à telemedicina no Brasil.

7. Finanças e consultoria

  • Profissões: Analistas de compliance, gerentes financeiros, especialistas em planejamento estratégico.
  • Motivo: A recuperação econômica e a globalização do mercado financeiro demandam profissionais que compreendam regulamentações complexas e gestão de risco.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *