Conselho de Segurança lança programa em parceria para cuidar da saúde de policiais e guardas civis e

Spread the love

[ad_1]

Em uma iniciativa inédita na região Norte, o Conselho Interativo de Segurança Pública de Linhares (Consel) lançou, no município, o programa Saúde em Dia, uma espécie de plano de saúde em benefício aos agentes de segurança pública em Linhares. Por meio de uma parceria com o Sesi Saúde, o programa vai oferecer, gratuitamente, nos próximos seis meses, aos policiais e guardas civis municipais inscritos no plano uma série de benefícios como consultas, exames e palestras sobre saúde mental. 

O Consel é uma entidade independente que atua em apoio às forças de segurança com a ajuda de 38 entidades representativas do município, há 28 anos. E, no entendimento do conselho, estar com a saúde em dia é uma importante ferramenta para os agentes de segurança cuidarem da população.

 “Nós vamos cuidar de quem cuida de nós. É com muita gratidão que lançamos o programa. É uma maneira de retribuir aos nossos agentes de segurança. Vamos desenvolver mais programas em apoio aos que trabalham para a nossa segurança pública”, afirmou o presidente do Consel, Edval Sant’Ana. 

O major PM Herbert, subcomandante do 12º. Batalhão da Polícia Militar, em Linhares, destacou a parceria com o Consel. “É mais uma parceria do Conselho de Segurança com a Polícia Militar. Esse programa visa verificar como está a saúde do policial militar”, pontuou. 

O oficial PM lembrou que a atividade policial é muito estressante, e, ao longo da carreira, acaba acarretando algum problema de saúde. “O programa vai possibilitar aos militares fazerem alguns tipos de exames e outros tratamentos, inclusive psicológicos, muito importantes para a nossa atividade”, acrescentou. 

A Federação Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública do Espírito Santo (Feconseg-ES), que desenvolve ações para fortalecer os conselhos, avaliou a iniciativa do Consel. 

“A federação aplaude esta atitude. Esta iniciativa do Consel vem mostrar como os conselhos de segurança do Espírito Santo são importantes na prevenção e atuação junto às forças de segurança do Estado. Temos que nos unir, pois também somos responsáveis pela segurança pública, e ações como esta serão muito importante para a melhoria do serviço prestado dos nossos policiais”, atestou o presidente da Feconseg, Márcio Roney Santos Correia.

Para o gerente de Atenção do Servidor da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), e presidente da Comissão de Atenção à Saúde do Profissional de Segurança Pública e Defesa Social e Justiça do Espírito Santo, Pedro Luz Ferro, a iniciativa é muito importante.

“Todos os programas que visem a prevenção e posvenção da saúde do servidor são importantíssimos. O Consel está de parabéns, e espero que o maior número de agentes de segurança pública seja atendido a curto e médio prazo”, declarou. 

O programa

O programa Saúde em Dia vai conectar saúde e autocuidado de forma acessível e segura aos profissionais de Segurança Pública de Linhares e região para minimizar os fatores de risco à saúde física e mental. “O objetivo do programa é promover a saúde, aumentar a percepção de cuidado e desenvolver o bem-estar de forma ampla por meio de consultas médicas, exames clínicos e laboratoriais e um plano de desenvolvimento emocional”, explicou a coordenadora de Saúde e Segurança do Sesi-Saúde, Letícia Pinheiro. 

Nesse contexto, serão abordados os aspectos fundamentais à prevenção de fatores de risco à saúde física e mental dos beneficiados. O acompanhamento do estado de saúde dos profissionais será feito por meio de uma equipe multidisciplinar composta por médico, psicólogo, enfermeiro e técnicos de enfermagem. 

Serão oferecidos exames laboratoriais necessários e exames cardiológicos, como eletrocardiograma e aferição de pressão. Além disso, será realizada uma série de palestras abordando os temas de saúde mental e desenvolvimento de habilidades socioemocionais.

Participam do programa agentes de segurança lotados em Linhares: policiais militares, policiais civis, bombeiros militares, guardas civis municipais, agentes do IASES, policiais penais dos dois presídios de Linhares e policiais rodoviários federais. 

[ad_2]

Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *