No mundo atual, a percepção das dificuldades não pode mais se dissociar do remanejamento dos quadros funcionais.
Pensando mais a longo prazo, a percepção das dificuldades possibilita uma melhor visão global dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

pensamento do dia

Assim mesmo, a complexidade dos estudos efetuados ainda não demonstrou convincentemente que vai participar na mudança dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

Conselho de Segurança lança programa em parceria para cuidar da saúde de policiais e guardas civis e

Spread the love

[ad_1]

Em uma iniciativa inédita na região Norte, o Conselho Interativo de Segurança Pública de Linhares (Consel) lançou, no município, o programa Saúde em Dia, uma espécie de plano de saúde em benefício aos agentes de segurança pública em Linhares. Por meio de uma parceria com o Sesi Saúde, o programa vai oferecer, gratuitamente, nos próximos seis meses, aos policiais e guardas civis municipais inscritos no plano uma série de benefícios como consultas, exames e palestras sobre saúde mental. 

O Consel é uma entidade independente que atua em apoio às forças de segurança com a ajuda de 38 entidades representativas do município, há 28 anos. E, no entendimento do conselho, estar com a saúde em dia é uma importante ferramenta para os agentes de segurança cuidarem da população.

 “Nós vamos cuidar de quem cuida de nós. É com muita gratidão que lançamos o programa. É uma maneira de retribuir aos nossos agentes de segurança. Vamos desenvolver mais programas em apoio aos que trabalham para a nossa segurança pública”, afirmou o presidente do Consel, Edval Sant’Ana. 

O major PM Herbert, subcomandante do 12º. Batalhão da Polícia Militar, em Linhares, destacou a parceria com o Consel. “É mais uma parceria do Conselho de Segurança com a Polícia Militar. Esse programa visa verificar como está a saúde do policial militar”, pontuou. 

O oficial PM lembrou que a atividade policial é muito estressante, e, ao longo da carreira, acaba acarretando algum problema de saúde. “O programa vai possibilitar aos militares fazerem alguns tipos de exames e outros tratamentos, inclusive psicológicos, muito importantes para a nossa atividade”, acrescentou. 

A Federação Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública do Espírito Santo (Feconseg-ES), que desenvolve ações para fortalecer os conselhos, avaliou a iniciativa do Consel. 

“A federação aplaude esta atitude. Esta iniciativa do Consel vem mostrar como os conselhos de segurança do Espírito Santo são importantes na prevenção e atuação junto às forças de segurança do Estado. Temos que nos unir, pois também somos responsáveis pela segurança pública, e ações como esta serão muito importante para a melhoria do serviço prestado dos nossos policiais”, atestou o presidente da Feconseg, Márcio Roney Santos Correia.

Para o gerente de Atenção do Servidor da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), e presidente da Comissão de Atenção à Saúde do Profissional de Segurança Pública e Defesa Social e Justiça do Espírito Santo, Pedro Luz Ferro, a iniciativa é muito importante.

“Todos os programas que visem a prevenção e posvenção da saúde do servidor são importantíssimos. O Consel está de parabéns, e espero que o maior número de agentes de segurança pública seja atendido a curto e médio prazo”, declarou. 

O programa

O programa Saúde em Dia vai conectar saúde e autocuidado de forma acessível e segura aos profissionais de Segurança Pública de Linhares e região para minimizar os fatores de risco à saúde física e mental. “O objetivo do programa é promover a saúde, aumentar a percepção de cuidado e desenvolver o bem-estar de forma ampla por meio de consultas médicas, exames clínicos e laboratoriais e um plano de desenvolvimento emocional”, explicou a coordenadora de Saúde e Segurança do Sesi-Saúde, Letícia Pinheiro. 

Nesse contexto, serão abordados os aspectos fundamentais à prevenção de fatores de risco à saúde física e mental dos beneficiados. O acompanhamento do estado de saúde dos profissionais será feito por meio de uma equipe multidisciplinar composta por médico, psicólogo, enfermeiro e técnicos de enfermagem. 

Serão oferecidos exames laboratoriais necessários e exames cardiológicos, como eletrocardiograma e aferição de pressão. Além disso, será realizada uma série de palestras abordando os temas de saúde mental e desenvolvimento de habilidades socioemocionais.

Participam do programa agentes de segurança lotados em Linhares: policiais militares, policiais civis, bombeiros militares, guardas civis municipais, agentes do IASES, policiais penais dos dois presídios de Linhares e policiais rodoviários federais. 

[ad_2]

Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *