No mundo atual, a percepção das dificuldades não pode mais se dissociar do remanejamento dos quadros funcionais.
Pensando mais a longo prazo, a percepção das dificuldades possibilita uma melhor visão global dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

pensamento do dia

Assim mesmo, a complexidade dos estudos efetuados ainda não demonstrou convincentemente que vai participar na mudança dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

Contribuição à democracia aos 93 anos

Spread the love
Divulgação/TVBE Joinville

Pedro da Silva, 93 anos, receberá uma homenagem especial na cerimônia de posse dos eleitos em Joinville. Ele é o eleitor mais velho a votar na última eleição na cidade. A sessão solene de diplomação acontecerá dia 12 de dezembro, às 16 horas, na Câmara de Vereadores. No convite enviado ao Sr. Pedro da Silva, o juiz Fernando Speck de Souza da 95ª Zona Eleitoral justifica o certificado de Mérito Eleitoral “em reconhecimento pela sua honrosa contribuição à democracia”.

Áreas de escapes na Serra de Curitiba

(Foto: divulgação/Arteris)

Na placa que Pedro da Silva recebeu em maio do ano passado da Arteris, a concessionária da rodovia federal que liga Curitiba a Palhoça informou que sua ideia de criação das áreas de escapes havia salvado  900 vidas. Há 11 anos, ele escreveu uma carta ao governador do Paraná sugerindo a construção de uma área de escape na margem da rodovia com o piso de areia para receber caminhos que pudessem perder os freios na descida da Serra de Curitiba (BR-376). Anos mais tarde, a sugestão foi acatada pela Arteris. “Eu era caminhoneiro e via seguidamente o prejuízo que os caminhoneiros tinham com os acidentes, muitos com mortes”, lembrou ele. Pedro da Silva nasceu no interior de Rio do Sul e trabalhou em uma serralheria. Chegou em Joinville aos 42 anos com 11 filhos. 

O retorno da senadora

(Foto: Divulgação/Jacson Zanco)

A senadora Ivete Appel da Silveira (MDB) retorna à Brasília depois de um período de licença de quatro meses para possibilitar que o segundo suplente Beto Martins assumisse interinamente a cadeira que era de Jorginho Mello. Ela antecipa que vai ser uma semana intensa, já que as emendas parlamentares estão sendo definidas e muitas votações importantes. No mesmo período, recebe o prefeito de Joinville Adriano Bornschein Silva em seu gabinete e depois o acompanha-lo em audiências nos ministérios. No período de afastamento, ela manteve contato com seus assessores para acompanhar a liberação de emendas, já que a equipe não foi modificada. 

Anônima

O nome da mulher que foi presa na maior apreensão de drogas em Joinville em 2024 não teve seu nome divulgado. A camionete Hilux que recebeu os mais de 400 kg de cocaína vindos de Curitiba na noite de quarta-feira está em seu nome. Na mesma noite ela relatou à Polícia Militar que seu veículo (utilizado no tráfico) havia sido furtado. Uma investigação comprovou que houve falsa comunicação de furto porque ela fazia parte da quadrilha. Alguém que recebe 400 kg de cocaína em seu carro é traficante. Por que não revelar seu nome e divulgar sua fotografia? Em Joinville não há traficante “autônomo”. Todos pertencem a uma facção criminosa. Pelo menos duas (PCC e PGC) dominam o tráfico de drogas no município. Uma fonte da Polícia Militar revelou à coluna no ano passado que um bairro em Joinville está dividido ao meio entre as duas organizações criminosas. Cada uma com seu território.

Desastre com a delegação da chapecoense

Há oito anos, ao participar de um programa jornalístico diário na extinta Rádio Clube de Joinville, o colega João Francisco da Silva comentou que a causa do trágico acidente aéreo com a delegação da Chapecoense na noite anterior havia sido falta de combustível, “pane seca”, como se diz no jargão da aviação. Todos criticaram e duvidaram do precoce diagnóstico do feito no ar pelo veterano jornalista, inclusive eu. Afinal, acompanhei todas as informações da TV com repórteres que estavam no local. Ninguém comentou sobre as causas do acidente, nem mesmo a TV Globo. João explicou sua simplória tese. Ele havia pesquisado as características do avião e sua capacidade de combustível. Calculou a rota, sem escalas, fez a média gasta com a capacidade armazenada e concluiu que o combustível tinha acabado. Perícia posterior concluiu que não houve escala para abastecimento  porque a tripulação calculou que daria para pousar. Quando foi ordenado a permanecer em círculo por algum tempo (não previsto), o combustível acabou. Só no dia seguinte a causa do acidente foi confirmada: pane seca. Eu já sabia.  

Frases

 “Eu sempre tive uma grande admiração pela família do prefeito Adriano Silva e também por ele. Seu pai Nei Silva foi o meu grande incentivador nesta caminhada de 28 anos como vereador. (…) Quando fui presidente da Câmara de Vereadores rejeitamos os dois pedidos de afastamento do prefeito” disse na tribuna o vereador Maurício Peixer (PL).

“Meu gabinete no Senado está à disposição do prefeito da minha cidade do coração (Joinville) disse a senadora Ivete Appel da Silveira, que nasceu em Brusque e se mudou para Joinville quando casou com o jovem advogado Luiz Henrique da Silveira.

Curtas

– Os “presentes” de aniversário ao jornalista Cleiton Bernardes somaram 1.500 caixas de litro de leite. Na sua festa, ele solicitou a doação de uma caixa de leite para integrar as cestas básicas que seriam distribuídas. Foram 150 caixas ao custo de R$ 5.685,00. Prestígio.

– Mais um supermercado será inaugurado em Joinville. Na próxima terça-feira (3) o bairro Guanabara receberá uma filial do “Vizinhão” Atacarejo. 

– A Rede Meu Vizinho é de Joinville e possui seis unidades na cidade, sendo três supermercados e três atacarejos.

– O prefeito Clenilton Pereira (PSD) é o entrevistado do programa Encontro Com a Imprensa na próxima semana. Ele vai revelar detalhes do projeto de 13 bilhões que uma estatal chinesa pretende implantar em Araquari. 

– No próximo dia 12, 12 dos 19 vereadores reeleitos tomarão posse. Um deles, Maurício Peixer (PL) não concorreu à reeleição depois de 28 anos de vereança porque retornará à Assembleia Legislativa no primeiro dia de 2025. Ele assume definitivamente por ser o primeiro suplente do PL.

– Peixer concorrerá à reeleição como deputado estadual em 2026 e terá como adversário dentro do PL o vereador Wilian Tonezi, o mais votado na última eleição. O partido em Joinville aposta na vitória de ambos. 

Fale com o colunista Luiz Veríssimo pelo whatsapp 47) 99964‑4082

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *