Cresce número de pessoas atendidas com o auxílio-doença; em 12 meses, benefício custa R$ 34 bi aos cofres do INSS

Spread the love

Os números mais recentes do Ministério da Previdência Social apontam aumento de 33,3% na quantidade de segurados que passaram a receber o auxílio-doença no mês de fevereiro de 2024, se comparado com o mesmo período do ano passado. O benefício chegou para 1 milhão e 400 mil segurados.

Segundo, ainda, os dados oficiais do Ministério da Previdência Social, em 12 meses, as despesas do INSS com esse tipo de benefício alcançaram no mês de janeiro, R$ 34 bilhões, um crescimento 22% na comparação com o mesmo mês de 2023.

DÚVIDAS E ORIENTAÇÃO: whatsApp (85) 99273.4353


O Jornal Alerta Geral, que é gerado pelo rádio e pela Internet a partir dos estúdios da FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza, com transmissão, aos sábados, para mais de 35 emissoras de rádio, tem uma linha aberta whatsApp (85) 99273.4353 para ouvintes e internautas encaminharem dúvidas e pedidos de orientação sobre os benefícios pagos pelo INSS. Os esclarecimentos e respostas são veiculados, aos sábados, às 7 horas da manhã, no Jornal Alerta Geral.

ATESTMED E LONGA FILA


O Governo Federal implantou o sistema de recebimento online (Atestmed) para o encaminhamento dos laudos médicos para agilizar a concessão do auxílio-doença, mas, mesmo assim, a fila continua longa. A plataforma Atestmed abre caminho para maior agilidade na análise dos pedidos do auxílio, fazendo com que o governo diminua os custos quando há demora na liberação do benefício.

Segundo dados do Portal de Transparência Previdenciária, como antecipa, neste sábado, o Jornal Valor Econômico, desde o seu lançamento, o Atestmed diminuiu de 69 dias em dezembro de 2022 para 50 dias em janeiro de 2024 o tempo médio de espera para concessão do benefício por incapacidade temporária.

A agilidade na análise dos processos do auxílio-doença não representa, porém, redução brusca no tamanho da fila: em junho de 2023, eram 596 mil, 900 pessoas e, no mês de janeiro de 2024, 570 mil e 200 segurados esperavam respostas aos pedidos do benefício. De acordo com o Portal da Transparência Previdenciária, no mesmo período, a concessão do auxílio cresceu 29,3%.

ACOMPANHA MAIS ORIENTAÇÃO SOBRE BENEFÍCIOS DO INSS


O Jornal Alerta Geral Especial Caminhos da Aposentadoria, com a participação do professor e advogado Paulo Bacelar, esclarece como é feita a concessão do auxílio-doença e a liberação de outros benefícios previdenciários – como salário-maternidade, pensão por morte, aposentadoria rural, aposentadoria urbana e BPC.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *