No mundo atual, a percepção das dificuldades não pode mais se dissociar do remanejamento dos quadros funcionais.
Pensando mais a longo prazo, a percepção das dificuldades possibilita uma melhor visão global dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

pensamento do dia

Assim mesmo, a complexidade dos estudos efetuados ainda não demonstrou convincentemente que vai participar na mudança dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

Dados da Fiocruz apontam crescimento no número de casos de síndrome respiratória aguda grave

Spread the love

Os estudos da Fiocruz mostram que, no período de 17 a 23 de março, aumentou, em todo o Brasil, o número de casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG). Os dados, que estão no Boletim Infogripe, foram divulgados, nessa quinta-feira (28).

De acordo com a Fiocruz, a alta no registro da doença é causada pelo circulação, em diversos estados, de diferentes vírus respiratórios, como o da influenza (gripe), o vírus sincicial respiratório (VSR) e rinovírus. Os grupos mais afetados são crianças, jovens e adultos.

O Boletim destaca, também, que foi observada uma diminuição de SRAG por Covid-19 no Centro-oeste e Sudeste, assim como a desaceleração do crescimento de casos na região Sul. Há, porém, sinal de aumento nas SRAG por influenza A em estados do Nordeste, Sudeste e Sul.

O coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes, pesquisador do Programa de Computação Científica da Fiocruz (Procc/Fiocruz), Marcelo Gomes, ressalta que essa conjuntura mascara o crescimento dos casos de SRAG pelos demais vírus respiratórios nessas faixas etárias, especialmente aqueles associados ao vírus influenza A.

“Esse cenário é fundamentalmente igual ao da semana passada. Manutenção de queda nas internações associadas à Covid-19 no Centro-sul, contrastando com o aumento de VSR e rinovírus em praticamente todo o país (incluindo o Centro-sul) e influenza A no Norte, Nordeste, Sudeste e Sul”, informa Gomes em comunicado.


Segundo o pesquisador, diante desse quadro, é importante a adoção de medidas preventivas: ‘’Em casos de infecções respiratórias, sintomas de gripe e resfriados, deve-se procurar encaminhamento médico, além de manter repouso e usar uma boa máscara sempre que precisar sair de casa. A vacinação também é fundamental. A vacina da gripe está disponível em diversos locais”, aconselha.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *