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Os pedidos por obras nas rodovias que cortam o estado foram destaque durante a sessão plenária realizada na manhã desta quinta-feira (8) na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).
O tema foi inicialmente levado à tribuna pelo deputado Silvio Zancanaro (PSD), que falou dos pleitos dos municípios que integram as regiões do Planalto Sul e do Meio Oeste. Ele apontou, sobretudo, a necessidade de melhorias na rodovia SC-284, que liga Campos Novos a Abdon Batista, na qual há também uma ponte, cuja passarela de pedestres necessita de recuperação.
A mesma situação, conforme disse, repete-se na SC-390, na ligação com o município de Celso Ramos, na qual uma ponte pênsil está interditada pela queda de uma barreira. Ele também falou da urgência em se viabilizar o projeto para execução do contorno viário de Monte Carlo.
Carlos Humberto (PL), por sua vez, afirmou que o atraso na realização da interseção da Rodovia Antônio Heil com a BR-101 vem prejudicando seriamente a mobilidade da população de municípios como Itajaí, Brusque, Blumenau e Balneário Camboriú. A obra, disse, deveria ter sido viabilizada ainda em 2014, com a duplicação da rodovia, mas acabou sendo postergada devido às ações judiciais movidas por empresas que participaram do processo licitatório.
Ele informou, no entanto, que um novo certame com esta finalidade está para ser lançado e que pretende acompanhá-lo, tendo em vista que o governo do Estado já conta com os recursos necessários para implementá-lo.
“Esse parlamentar vai acompanhar atentamente esse novo processo licitatório e tomara que os mesmos não queiram atrapalhar Santa Catarina mais uma vez”, disse.
De forma semelhante, Napoleão Bernardes (PSD) afirmou que a burocracia é o principal entrave para o desenvolvimento da infraestrutura de transporte do Brasil, o que é evidenciado, conforme disse, no grande atraso na realização do contorno viário da Grande Florianópolis e na duplicação da BR-470.
Nesse sentido, ele ressaltou que o modelo de parceria público-privada adotado para o setor de aeroportos poderia ser estendido para os portos e também para a ampliação das redes de rodovias e ferrovias no país.
“O Custo Brasil é um grande entrave para esse desenvolvimento e nós precisamos mudar a chave, mudar de paradigma, mudar de modelo, sair do custo Brasil para um modelo de eficiência”, declarou.
Ele disse ainda que o setor de logística pode ganhar um novo impulso com a posse no Senado por Beto Martins, que até esta semana atuava o cargo de secretário estadual de Portos, Aeroportos e Ferrovias.
“Não há dúvida, que Beto Martins, no período que exercer seu mandato no Senado da República, vai ser um guardião dessas pautas, que são tão importantes para todos nós.”
Já Fabiano da Luz (PT) afirmou que os grandes investimentos em infraestrutura viária realizados nos últimos anos no estado, como nas BRs 163 e 470, ocorreram durante os períodos em que o seu partido ocupou a presidência do país.
Neste sentido, ele destacou a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na cerimônia de inauguração do contorno viário da Grande Florianópolis, programada para ocorrer nesta sexta-feira (9).
“A vinda do presidente Lula amanhã é importante porque é um marco das obras que estão acontecendo em Santa Catarina. E os recursos federais para todas essas obras só chegaram quando a presidência da República era de Lula, ou de Dilma. Nos outros períodos, de 2016 a 2022, não se viu recursos federais para obras aqui no nosso estado.”