No mundo atual, a percepção das dificuldades não pode mais se dissociar do remanejamento dos quadros funcionais.
Pensando mais a longo prazo, a percepção das dificuldades possibilita uma melhor visão global dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

pensamento do dia

Assim mesmo, a complexidade dos estudos efetuados ainda não demonstrou convincentemente que vai participar na mudança dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

Desenrola Rural deve alcançar um milhão de pequenos produtores

Spread the love
Calculadora ao lado de notas em reais
Foto: divulgação | Pixabay

O Governo Federal publicou no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (12) o decreto 12.381, que institui o Desenrola Rural

Programa criado para liquidar e regularizar dívidas, além de facilitar acesso a novos financiamentos para agricultores familiares e cooperativas de mesmo público. Produtores rurais que queiram participar da iniciativa podem procurar instituições financeiras a partir de 24 de fevereiro. 

O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira, explicou que a medida tem o potencial para alcançar um milhão de agricultores familiares. 

“O Desenrola Rural vai permitir que essas famílias que não podem mais tomar o crédito agrícola possam tomá-lo, tendo em vista que eles repactuarão as dívidas. Uma parte já repactuou, mas tem score negativo, continuando sem acesso aos financiamentos, e isso também será solucionado”, afirmou Teixeira.  

Os descontos variam entre 50% e 96%, de acordo com a modalidade do item financiado. 

Para tal, serão realizadas operações, como a de liquidar ou renegociar as parcelas de crédito rural contratadas por meio do Pronaf, com os fundos constitucionais do Nordeste (FNE), do Norte (FNO) e do Centro-Oeste (FCO), entre 1º de janeiro de 2012 e 31 de dezembro de 2022. O prazo para aderir vai até 31 de dezembro de 2025.

Também serão contemplados inscritos na Dívida Ativa da União (DAU) e produtores em situação de inadimplência que são beneficiários do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), do Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA) ou indígenas e quilombolas.

O Desenrola ainda vai atender filiados da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag) e da Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Contraf).

Renegociação e Crédito Consciente

O decreto lista como um de seus objetivos “promover a sustentabilidade econômica e o fortalecimento das atividades produtivas da agricultura familiar, com o objetivo de ampliar a produção de alimentos”.

Em conversa com o Porteira Aberta Empreender, o gerente de Capitalização e Serviços Financeiros do Sebrae, Valdir Oliveira, relatou que para alcançar a sustentabilidade financeira, é necessário ter consciência da realidade na qual vive. 

Como sugestão para que o pequeno empreendedor rural não caia em novas dívidas, o gerente indicou buscar criar um planejamento financeiro para o pequeno negócio rural. “É fundamental se planejar para renegociar [dívidas]. E planejar, é com o Sebrae”, afirmou Oliveira.

Em relação a novos créditos, Valdir Oliveira disse que é importante analisar opções oferecidas pelas instituições financeiras.

Para o Desenrola Rural, as instituições financeiras estão autorizadas a operar crédito rural pelo Banco Central do Brasil, conforme suas próprias políticas de crédito e cobrança. 

A publicação desta quarta também afirma que as instituições poderão conceder descontos para liquidação ou renegociação de operações de crédito contabilizadas em prejuízo ou em atraso há mais de cento e oitenta dias na data da publicação do decreto. 

Com informações da Agência Brasil 

Quer saber mais sobre Crédito Consciente e Acesso ao Crédito? Então assista os programas do Porteira Aberta Empreender.

O post Desenrola Rural deve alcançar um milhão de pequenos produtores apareceu primeiro em Canal Rural.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *