No mundo atual, a percepção das dificuldades não pode mais se dissociar do remanejamento dos quadros funcionais.
Pensando mais a longo prazo, a percepção das dificuldades possibilita uma melhor visão global dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

pensamento do dia

Assim mesmo, a complexidade dos estudos efetuados ainda não demonstrou convincentemente que vai participar na mudança dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado com teatro na PMV

Spread the love

A data é especial: nesta quinta-feira, 18 de abril, é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil, e para celebrar, nada melhor do que uma ação do projeto da Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim que nasceu dos livros há 30 anos: “Viagem Pela Literatura”.

O auditório Zemar Moreira Lima, na sede da Prefeitura Municipal de Vitória (PMV), em Bento Ferreira, virou um verdadeiro teatro e recebeu 580 estudantes, com idades entre 4 e 12 anos, da rede municipal de ensino da capital para conferir a atividade “Viver o Livro ao Vivo e em Cores”, com a encenação da peça “O sítio do Pica Pau Amarelo”, obra de Monteiro Lobato, adaptada pelo grupo Dourado Produções.

O Palácio Jerônimo Monteiro recebeu duas sessões da peça, às 09h30 e às 14h30. Também presentes na plateia, estavam o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, e o secretário municipal de Cultura, Edu Henning.

Logo no início, os pequenos foram recepcionados pelo “tio Pazolini”, como é reconhecido o prefeito pelos pequenos, que deu as boas-vindas. “Vocês sabem que dia é hoje? Dia Nacional do Livro Infantil! Nós da Prefeitura temos à disposição da população uma infinidade de ações voltadas para a cultura e a educação ligadas à área da literatura. Aproveitem essas oportunidades que transformam vidas e constroem uma sociedade melhor. Sejam bem-vindos e bom espetáculo”, desejou o prefeito.

Participaram das sessões oito instituições: as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Lenir Borlot, Adevalni Sysesmundo Ferreira de Azevedo, os Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) Cecília Meireles, Dr. Denizart Santos, Sophia Musengny Loureiro e os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Caminhando Juntos (Cajuns) de Bonfim, da Praia do Suá e do Quadro.

Após a apresentação da tarde, a secretária municipal de Educação, Juliana Rohsner, juntou-se ao grupo e recebeu, junto de Pazolini e do secretário de Cultura, os estudantes no Salão Nobre, anexo ao gabinete do prefeito.

As ações do “Viver o Livro ao Vivo e em cores”, do projeto Viagem pela Literatura, são realizadas em diferentes espaços do município e chegaram ao Palácio Jerônimo Monteiro desde dezembro de 2022, em uma parceria da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) com Educação (Seme).

Programação

A atividade integra uma programação da Biblioteca em homenagem ao Dia Internacional do Livro Infantil que teve início na última terça-feira (16).

Na noite desta quinta, de modo virtual, a partir das 19 horas, a equipe da Biblioteca realizou, por meio do canal do YouTube do Viagem pela Literatura, um Encontro com o Escritor coletivo. Na ocasião, estiveram reunidos os escritores capixabas Luiz Sergio Quarto, Lilian Menenguci, Silvana Pinheiro e Eliana Zandonade, que abordaram o tema “Literatura infantil: bebês, crianças e gente grande”. A ação, voltada para adolescentes, jovens e adultos, teve classificação indicativa livre.

Nesta sexta-feira (19), encerrando a programação, Eliana Zandonade recebe o público para uma Contação de Histórias no Parque Pianista Manolo Cabral, no bairro Barro Vermelho, às 9 horas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *