No mundo atual, a percepção das dificuldades não pode mais se dissociar do remanejamento dos quadros funcionais.
Pensando mais a longo prazo, a percepção das dificuldades possibilita uma melhor visão global dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

pensamento do dia

Assim mesmo, a complexidade dos estudos efetuados ainda não demonstrou convincentemente que vai participar na mudança dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

Dia Nacional do Livro Infantil ganha programação especial da Biblioteca

Spread the love

Para celebrar o Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado no 18 de abril, o Projeto Viagem Pela Literatura, da Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim, realiza uma série de atividades especiais voltadas às crianças de 5 a 10 anos de idade. As ações, que começam na terça (16), seguem até a sexta-feira (19).

Na programação, que acontece não só no Casarão Cerqueira Lima, sede da instituição, mas também no auditório da PMV e no Parque Pianista Manolo Cabral, estão previstas atividades como contações de histórias, encontros com escritores e apresentação teatral.

“Queremos com essas atividades despertar o olhar do público para o mês da literatura infantil, proporcionando, dessa forma encontros com grandes obras e escritores de forma criativa e lúdica”, explica a bibliotecária Elizete Caser.

A programação começa na Biblioteca, berço da literatura na capital, localizada no Centro Histórico de Vitória. Na terça-feira (16), a partis das 9 horas, haverá o Encontro com o Escritor e Contação de Histórias, com Marta Samor, do Grupo Chão de Letras, e a participação de Manoel Claristanes, que dá vida ao personagem Saci Pererê.

Na quarta-feira (17), às 14 horas, também na Biblioteca, o Encontro com o Escritor é com Francisco Aurélio Ribeiro que conta com a participação da Contadora de Histórias Tiana Magalhães, do Grupo Chão de Letras.

Já na quinta-feira (18), haverá duas atividades especiais: às 9h30 e às 14h30, o auditório da Prefeitura de Vitória, em Bento Ferreira, recebe a ação “Viver o Livro ao vivo e em cores”, com a peça teatral “O sítio do Pica Pau amarelo”, baseada na obra de Monteiro Lobato com a Dourado Produções.

À noite, às 19 horas, a equipe da Biblioteca realiza, de modo virtual, por meio do canal do YouTube do Viagem pela Literatura, um Encontro com o Escritor coletivo. Na ocasião estarão reunidos os escritores capixabas Luiz Sergio Quarto, Lilian Menenguci, Silvana Pinheiro e Eliana Zandonade, que abordarão o tema “Literatura infantil: bebês, crianças e gente grande”. Nesta atividade, voltada para adolescentes, jovens e adultos, a classificação indicativa é livre.

Encerrando a programação, na sexta-feira (19), às 9 horas, Eliana Zandonade recebe o público para uma Contação de Histórias no Parque Pianista Manolo Cabral, no bairro Barro Vermelho.

A origem da data

O Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado em 18 de abril em homenagem ao nascimento do escritor Monteiro Lobato, nesta data, no ano de 1882.

Lobato é considerado um dos maiores escritores da literatura brasileira, autor de importantes obras infantis como “Reinações de Narizinho”, “Memórias da Emília”, “O Picapau Amarelo”, “Caçadas de Pedrinho”, “A menina do nariz arrebitado”, “Emília no país da gramática”, “O Saci Pererê”, dentre outras.

Locais das atividades:

Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim – Casarão Cerqueira Lima – Rua Muniz Freire, 23, Cidade Alta, Centro.

Auditório do Palácio Jerônimo Monteiro – Prefeitura Municipal de Vitória – Av. Mal. Mascarenhas de Moraes, 1927.

Parque Municipal Pianista Manolo Cabral – acesso pela Rua Chapot Presvot, Praia do Canto ou Ruas Guilherme Serrano e Nicoleti Madeira, no bairro Barro Vermelho.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *