Distrito de Irrigação Formoso (DIF) comemora 36 anos: Gestão eficiente e parcerias fortalecem o crescimento do Projeto Formoso

Spread the love

A infraestrutura do Perímetro Irrigado é composta por uma malha viária de 300 km de estradas, 87 km de canais de distribuição.

O Distrito de Irrigação Formoso (DIF), responsável pela gestão do Projeto Formoso, completa 36 anos de história nesta quarta-feira, 20 de novembro, celebrando mais um marco de sucesso, união e desenvolvimento para a região de Bom Jesus da Lapa, no Oeste da Bahia. Ao longo dessas décadas, o DIF tem sido peça-chave no crescimento do projeto, consolidando o Formoso como um dos maiores polos de produção de frutas do Brasil e gerando impacto positivo na economia local e regional.

O DIF foi criado com a missão de administrar a infraestrutura do Projeto Formoso, que atualmente ocupa uma área de 12.100 hectares, dos quais 8.200 são irrigados. Sob sua gestão, o projeto se tornou um dos maiores produtores de banana do país, com destaque para a produção anual de mais de 250 mil toneladas, representando cerca de 85% da área cultivada. Além da banana, o Projeto Formoso também contribui com outras frutas e culturas, gerando aproximadamente 22 mil empregos diretos e indiretos, o que representa uma parte significativa do PIB de Bom Jesus da Lapa, em torno de 33%.

O crescimento constante da produção do Perímetro Irrigado Formoso é fruto de uma gestão eficiente e participativa, representada pelos produtores, por meio do Conselho Administrativo do DIF, que é eleito pelos associados a cada dois anos, por meio de assembleia. Esse trabalho tem o apoio de diversas instituições, com destaque para a Codevasf, principal pilar institucional do DIF, além da parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Bom Jesus da Lapa, Sebrae, Fruta Oeste, Senar e Embrapa. A parceria entre o DIF e essas entidades tem sido essencial para a modernização das práticas agrícolas, o aumento da produtividade e a capacitação dos produtores, além de garantir a segurança jurídica e a sustentabilidade do projeto a longo prazo.

A Codevasf, em especial, desempenha um papel fundamental como parceira estratégica, apoiando o DIF na implementação e expansão do sistema de irrigação e na melhoria das condições de infraestrutura do perímetro. Recentemente, a instalação de água potável nas Vilas do Perímetro e o asfaltamento de acesso ao Setor 33 e ao Setor 4 estão em andamento, com apoio direto da Codevasf. Com esse suporte, o Projeto Formoso tem se consolidado como referência em gestão agrícola, com investimentos contínuos que asseguram a competitividade e sustentabilidade da produção.

Imagem área dos dois principais canais de chamada, locais onde são captadas a água que são distribuídas nos canais para a irrigação do Perímetro Formoso.

O Conselho Administrativo do DIF, em conjunto com a liderança do presidente Antônio Márcio Rodrigues, tem se destacado pelo compromisso com uma gestão transparente e focada no crescimento sustentável. A união entre os produtores e a valorização do associativismo têm sido aspectos centrais dessa gestão, que segue promovendo a ampliação da infraestrutura do projeto, o fortalecimento das práticas de irrigação e o aumento dos lotes agrícolas.

Em 36 anos, o DIF tem se consolidado como um modelo de gestão agrícola, sendo reconhecido não apenas pela sua contribuição econômica, mas também pela sua capacidade de unir produtores, gestores e parceiros em torno de um objetivo comum: garantir o desenvolvimento do Projeto Formoso e transformar a vida de todos que dele dependem.

Parabéns ao Distrito de Irrigação Formoso pelos seus 36 anos de história, conquistas e parcerias. O trabalho coletivo e a busca constante por inovação e sustentabilidade fazem do DIF um exemplo de sucesso no Brasil. O futuro do Projeto Formoso promete ainda mais realizações e crescimento, para benefício de Bom Jesus da Lapa e de toda a região.

The post Distrito de Irrigação Formoso (DIF) comemora 36 anos: Gestão eficiente e parcerias fortalecem o crescimento do Projeto Formoso first appeared on Notícias da Lapa.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *